sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Grandes histórias sobre Elfos e Anões

Saudações, nobres aventureiros!

Como muitos aqui puderam conferir por meio da HQ Anões no pergaminho anterior, a editora Francesa Delcourt tem desenvolvido nos últimos anos uma linha muito interessante de publicações com temática RPG/Fantasia medieval, com um nível de riqueza e qualidade muito superior àqueles obtidos pelas HQs americanas licenciadas pela Wizards of the Coast ou Pathfinder RPG.

Trago-vos no presente pergaminho, uma compilação de quase todas as obras envolvendo os quatro reinos élficos do cenário assim como os reinos anões, descrevendo, de forma soberba, as peculiaridades e traços raciais distintos de cada uma destas raças, assim como a maneira como diferentes tipos de elfos e anões interagem com outras raças como humanos ou “orks”.

Trata-se de trabalhos muito bem feitos, nos quais as histórias são mostradas de forma fechada, mas com ganchos para continuar em livros futuros, como acontece em alguns casos. O fato é que neste universo, anões e elfos, com suas virtudes e defeitos, não são “humanizados” e descaracterizados; eles têm sua própria cultura e valores. Seus próprios territórios e objetivos, de modo que lendo estas histórias, percebemos que o mundo não gira em torno dos humanos, como geralmente acontece em histórias menos ricas e trabalhadas. Aqui, elfos e anões são descritos de forma tão rica e peculiar que é como se tivessem seus “próprios mundos”, algo extremamente raro nos dias de hoje.

O único ponto negativo é que as obras que aqui lhes apresento estão em inglês, pois versões em português da maioria delas ainda não existem. Contudo, os quadrinhos e imagens são extremamente bem feitos, e mesmo com um conhecimento muito básico do idioma, é possível entender perfeitamente o que acontece nas histórias.

OS VÁRIOS POVOS ÉLFICOS

Em relação aos elfos, temos aqui os livros 1-8, contando as histórias dos Elfos Azuis (conjuradores e “elfos do mar”, fortemente inspirados nos Falmari de Tolkien), dos Elfos Silvestres (poderosos druidas e rangers, implacáveis protetores da natureza), dos Elfos Brancos (que aqui ocupam o nicho dos altos elfos, guardiões e protetores do mundo). Por fim, temos os Elfos Negros, temidos assassinos e cultistas.

Para baixar separadamente os VOLUMES 1-4, que tratam respectivamente dos Elfos Azuis, Elfos Silvestres, Elfos Brancos e Meio-Elfos, entrai neste PORTAL.

Para baixar o VOLUME 5, que trata dos Elfos Negros, entrai neste PORTAL.

Para baixar separadamente os VOLUMES 6 e 7, que tratam respectivamente de uma importante missão dos Elfos Azuis e da consolidação de uma aliança entre humanos e Elfos Silvestres (que teve seu início no volume 2), entrai neste PORTAL.

Para baixar o VOLUME 8, que continua a história do Elfo Branco Fall e seu dragão (iniciada no volume 3), entrai neste PORTAL.

OS COMPLEXOS CLÃS DOS ANÕES

A série dos anões começou a ser feita recentemente, e por isso, possui menos histórias. Contudo, isto não torna a saga menos interessante, pelo contrário. Aqui, sem dar spoilers, é até mais fácil acompanhar o desenvolvimento da trama em geral.

Para baixar separadamente os VOLUMES 1 e 2, que tratam respectivamente da história de Redwin (muito bem traduzida no pergaminho anterior “Anões”) e da vingança do anão Ordo, em uma nova história, entrai neste PORTAL.

Para baixar o VOLUME 3, que trata da história do jovem Aral e do clã anão da Ordem do Templo na busca por um perigoso artefato, entrai neste PORTAL.

Para baixar o VOLUME 4, que traz a história do guerreiro Oösram, da não muito prestigiada Ordem dos Errantes, entrai neste PORTAL.

Em resumo, são tomos com no total centenas de páginas que trazem histórias de primeira qualidade, e que tristemente não têm perspectiva alguma de virem para estas terras, ao menos nos próximos dois anos. Portanto, esta é uma boa oportunidade de aproveitar tais obras.

Neste primeiro momento, apresentei-vos os livros apenas superficialmente, para que quem tiver interesse, possa ir conhecendo melhor este rico cenário e seus povos. Especialmente para quem leu a primeira história dos anões, mostrada no pergaminho anterior, será possível matar um pouco da curiosidade ao saber o que acontece em seguida.

Em próximos pergaminhos, trarei-vos pequenas resenhas discutindo mais profundamente os protagonistas de cada livro e como as ideias trabalhadas podem ser usadas em nossas mesas de RPG, dentro de nossos próprios cenários.

2 comentários:

  1. Gronark, o Senhor da Dor2 de setembro de 2016 20:06

    Obras magnificas! Estou aguardando a tradução para inglês do 5° livro dos Anões, que conta história da guerreira Tiss e apresenta a Ordem do Escudo.

    É uma pena que teus "heróis" não possuam a coragem e nem a força de caráter dos protagonistas desses livros, Caolho. Seria um desafio se tivessem apenas um pingo, mas como tu apenas plantou paz, agora tu colhe fraqueza, HAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que havia já o número 5, e ainda mais apresentando a Ordem do Escudo. Hei de enviar meus corvos atrás deste tesouro.

      Tua ainda engolirás tua língua pérfida e debochada, cão! Marque minhas palavras!

      Excluir