sexta-feira, 20 de maio de 2016

Raças e Classes mais jogadas em D&D 5

Saudações, nobres aventureiros!

Recentemente, a Wizards of the Coast liberou o resultado de uma longa pesquisa feita com jogadores de D&D para recolher informações sobre vários campos do jogo ao longo dos últimos meses, incluindo quais as raças e classes mais jogadas no novo sistema.

Outras questões foram feitas também, perguntando a opinião dos jogadores sobre o que mais faltava dentro do novo sistema, em termos de opções para personagens e outros elementos (como talentos e magias). Neste sentido, houve uma demanda muito grande por mais talentos, mesmo esta sendo uma mecânica de jogo opcional. Particularmente, não gosto do uso de talentos porque eles podem muitas vezes tornar este jogo (que já não prima pelo equilíbrio das classes) mais desequilibrado, já que certos talentos, especialmente os de combate, são claramente mais poderosos do que outros. Contudo, é interessante saber a opinião da maioria.

Foi pedido também sugestões aos jogadores sobre quais classes precisavam de mais ajustes, e o ranger, como esperado, foi aquela que recebeu mais sugestões de melhoria. Mas voltando às raças e classes mais jogadas, eis o resultado:

RAÇAS
1) Humanos
2) Elfos
3) Meio-Elfos
4) Anões
5) Draconatos

CLASSES
1) Guerreiro
2) Clérigo
3) Ladino
4) Mago
5) Paladino*


* O paladino passou, por muito pouco, a classe Bruxo, e conseguiu conquistar o quinto lugar. Para ler um pouco mais sobre os resultados, entrai neste PORTALEm meu grupo de jogo, só por curiosidade fiz um levantamento das classes/raças mais jogadas ao longo de uma campanha longa e três mais curtas, e as preferências foram:


RAÇAS
1) Humanos
2) Elfos
3) Anões
4) Halflings
5) Tieflings

CLASSES
1) Guerreiro
2) Bardo
3) Bárbaro
4) Mago
5) Clérigo e Bruxo

6 comentários:

  1. Concordo, eu mesma só jogo com Humana e Guerreira xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, realmente combina com o tema de vosso nobre blog, irmã!

      Excluir
  2. Pois é, minha mesa teve guerreiro, druida, bardo e um bruxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, irmão. Não sei como foi tua experiência, mas em minha mesa os bardos se saíram muito, muito bem.

      Excluir
  3. Também gosto muito de jogar de Guerreiro Humano como a Flavi ali em cima e fiquei com tanta vontade de jogar como Guerreiro da 5E

    ResponderExcluir
  4. Na mesa em que jogo a magia sempre predomina sendo os clerigos e druidas os tankers kkk

    ResponderExcluir