sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

OGL e Dungeon Master´s Guild em D&D 5

Saudações, nobres criadores!

Quem jogou D&D 3 provavelmente se lembra da Open Game License (OGL), que permitia que outras empresas e criadores publicassem suplementos usando as regras do sistema. A iniciativa na época fez com que D&D se expandisse de forma nunca antes vista no meio RPGístico, já que várias empresas concorrentes começaram a lançar linhas de produtos usando D&D como sistema base.

Contudo, como já era de se esperar, a OGL sobrecarregou o mercado com muitos títulos (alguns muito bons e outros ruins), o que prejudicou as vendas dos suplementos oficiais, mesmo ajudando um pouco a melhorar as vendas dos três livros básicos. Isto fez com que a Wizards of the Coast deixasse de ganhar muito dinheiro, e este, na verdade, foi um dos motivos principais que levaram à criação da controversa 4ª edição do jogo.

Na época de D&D 4, a OGL foi deixada praticamente de lado, e agora, com D&D 5, ela voltou, mas de forma bem mais limitada. Em contrapartida, a Wizards criou a Dungeon Master´s Guild, uma nova iniciativa muito interessante e viável. Resumindo, através da Dungeon Master´s Guild, jogadores e empresas podem criar suplementos em formato digital que será vendido no site oficial dungeonmastersguild.com. Estes suplementos, contudo, precisam obrigatoriamente:

a) Ser virtuais (isto está sendo discutido, mas a princípio, o site oficial só comercializa material em formato PDF)
b) Ter ligação com Forgotten Realms
c) Usar D&D 5 como sistema base.

A Wizards disponibilizou em seu site inclusive diversas ferramentas (incluindo imagens) que podem ser usadas gratuitamente na produção dos suplementos. Falando em termos econômicos, metade do lucro das vendas fica para o criador do suplemento e metade fica com a própria Wizards. Considerando que a empresa está cedendo o uso do sistema, do cenário e fornecendo o site para a realização das vendas, é um acordo justo.

Assim, a OGL e a nova Dungeon Master´s Guild em D&D 5 ficarão da seguinte forma:

Atividade
OGL
Dungeon Master´s Guild
Criar conteúdo usando o sistema D&D 5ª e.
Sim
Sim
Publicar cenários originais usando D&D 5ª e.
Sim
Não
Publicar conteúdo ligado à Forgotten Realms
Não
Sim
Publicar material impresso usando D&D 5ª e.
Sim
Não
Vender produtos no site dungeonmastersguild.com e ter seu conteúdo avaliado por compradores.
Não
Sim
Possibilidade da Wizards investir em conteúdo produzido por terceiros.
Não
Sim
Possibilidade de conteúdo produzido por terceiros ser incluso em outros jogos oficiais da Wizard.
Não
Sim

Analisando as duas opções, percebemos que para empresas bem estruturadas, a OGL ainda é uma opção melhor. Contudo, para mestres e jogadores, a Dungeon Master´s Guild é infinitamente mais convidativa. E como a Wizards receberá uma porcentagem dos lucros de todas as vendas por este mecanismo, a tendência é que ele se fortaleça cada vez mais. Há previsão inclusive de que os suplementos produzidos na Dungeon Master´s Guild sejam separados de acordo com o idioma; por enquanto, é permitido publicar material em qualquer idioma, mas ele estará junto dos outros em língua inglesa. Outra previsão é que em um futuro próximo serão aceitos também produtos que lidem com outras ambientações além de Forgotten Realms.

Para ler o regulamento completo e ter acesso aos recursos disponíveis para começar a criar produtos para colocar no site do mercado online D&D, basta entrar neste PORTAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário