terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Genasi no novo D&D

Genasi em D&D 5.
Saudações, exóticos aventureiros!

Aqueles entre vós mais habituados aos Reinos Esquecidos já conhecem a raça Genasi, os descendentes de mortais e gênios oriundos dos Planos Elementais. Indivíduos desta raça possuem um forte orgulho de suas origens elementais, e geralmente consideram seu família ou clã os únicos verdadeiramente dignos de sua confiança.

Apesar de se imaginar que o sangue elemental que corre em suas veias os atribua uma tendência caótica, os genasi  são inerentemente neutros; eles podem se ligar ao bem ao mal e obviamente, ao caos, mas raramente são leais. Eles possuem uma forte ligação com a magia arcana, de modo que muitos aventureiros desta raça optem por classes conjuradoras. Em termos religiosos, eles tendem a ser mais reservados, e praticar seus ritos em suas casas ou locais em que tenham privacidade.

Ao lidar com outras raças, eles não demonstram preconceito, arrogância ou insegurança, julgando indivíduos por seu comportamento, e não por sua origem. Da mesma forma, membros de outras raças os vêem muito mais com curiosidade do que com antipatia.

Apesar de variarem muito conforme sua herança Elemental, os genasi no novo D&D compartilham os seguintes traços raciais:

Modificadores de Habilidade: +2 em Constituição.
Tendência Comum: Neutra.
Idade: Semelhante a dos humanos, mas podem viver mais de uma centena de anos.
Tamanho e Peso: Variável, mas bem parecido com o dos humanos.
Idiomas: Comum e Primordial.
Deslocamento: 9m.

SUB-RAÇAS

ÁGUA
Modificadores de Habilidade: +1 em Sabedoria.
Anfíbio: Pode respirar tanto água quanto ar.
Nado: Deslocamento a nado de 9m.
Resistência a Ácido: Recebe Resistência contra dano de ácido.
Chamar as Ondas: Conhece o truque Moldar Água. A partir do 3º nível, pode usar Criar ou Destruir Água como magia de nível 2, uma vez por dia. Constituição é sua habilidade chave de conjuração.
Aparência: Genasi da água podem possuir a pele de coloração branca, azulada ou esverdeada. Os cabelos e olhos geralmente seguem o mesmo padrão de cores. São esguios e têm altura mediana.

AR
Modificadores de Habilidade: +1 em Destreza.
Fôlego Infindável: Pode segurar a respiração indefinidamente enquanto não estiver incapacitado.
Misturar-se ao Vento: Uma vez por dia, pode usar Levitação sem componentes materiais. Constituição é sua habilidade chave de conjuração.
Aparência: Genasi do ar podem possuir a pele de coloração branca, azulada ou esverdeada. Os cabelos e olhos geralmente seguem o mesmo padrão de cores. São esguios e altos.

FOGO
Modificadores de Habilidade: +1 em Inteligência.
Visão no Escuro: Trata luz baixa como luz normal e escuridão como luz baixa, ambos a até 18m.
Resistência a Fogo: Recebe Resistência contra dano de fogo.
Alcançar a Chama: Conhece o truque Produzir Chama. A partir do 3º nível, pode usar Mãos Flamejantes uma vez por dia. Constituição é sua habilidade chave de conjuração.
Aparência: Genasi de fogo podem possuir a pele de coloração negra, cobre ou vermelha. Os cabelos geralmente são  cor de cobre, e os olhos vermelhos, amarelos ou dourados. São esguios, e um pouco mais baixos do que os da água ou do ar.

TERRA
Modificadores de Habilidade: +1 em Força.
Andar a Terra: Ignora terreno ruim feito de pedra ou terra.
Moldar-se a Pedra: Uma vez por dia, pode usar Passo sem Pegadas sem componentes materiais. Constituição é sua habilidade chave de conjuração.
Aparência: Genasi da terra podem possuir a pele de coloração cinzenta, negra, mármore ou marrom. Os cabelos e olhos geralmente seguem o mesmo padrão de cores. São musculosos e altos.

Por fim, podemos dizer que os Genasi podem ser uma raça interessante de se ter em uma mesa de jogo; eles são exóticos e fáceis de lidar em termos de regras e de interpretação. Contudo, é preciso que eles tenham uma história e impacto no cenário, de modo que eles possam desenvolver uma identidade própria dentro do mundo de campanha. Em um próximo pergaminho, falaremos mais sobre isto.

6 comentários:

  1. O conceito dos genasi é bastante interessante até, seres gerados através da influência dos elementos. Mas algo que sempre me incomodou é essa aparência. Não consigo aceitar pessoas com cabelos em chamas, seres meio sereias e mulheres cobertas de pedra. Tanto não gosto, que acabei criando uma aparência alternativa que serviu muito bem em minhas mesas.

    Tive uma campanha feita na minha versão de Al Qadim, em que os jogadores encontraram vários genasis. Mas demorou um tempo até eles entenderem o que haviam encontrado, pois os genasis não passavam de pessoas comuns, com pequenos detalhes que os enchiam de mistério. Isso porque o sangue elemental que aflora uma vez em muitas gerações, por estar tão diluído pelo contar das eras, se exteriorizava de maneira sutil. Por exemplo, Genasis do Ar eram frios ao toque, com roupas que balançavam constantemente com o vento, mesmo em locais fechados. Os Genasis da Terra tinham a pele sempre suja e cheia de poeira, vozes grossas e um aroma terroso ao invés do cheiro de suor. E por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha muita relação com a sensação que eles passavam para os personagens jogadores. Alguém com uma personalidade tao magnética que estar com a pessoa em uma discussão acalorada dava a sensação de que você estava diante de um fogueira, se sentir atordoado pela sensação do calor do fogo e do perigo, mas sem saber o porque. Uma mulher que trazia o cheiro de flores trazidas pelo vento todas as vezes que entrava em uma sala. Alguém que sempre aparecia próximo de córregos d'água, e que refrescava o ar ao seu redor quando estava rindo de uma piada.

      Coisas desse tipo.

      Excluir
    2. Tinha muita relação com a sensação que eles passavam para os personagens jogadores. Alguém com uma personalidade tao magnética que estar com a pessoa em uma discussão acalorada dava a sensação de que você estava diante de um fogueira, se sentir atordoado pela sensação do calor do fogo e do perigo, mas sem saber o porque. Uma mulher que trazia o cheiro de flores trazidas pelo vento todas as vezes que entrava em uma sala. Alguém que sempre aparecia próximo de córregos d'água, e que refrescava o ar ao seu redor quando estava rindo de uma piada.

      Coisas desse tipo.

      Excluir
    3. Salve, nobre irmão! Sejas bem vindo de volta!

      Concordo plenamente com tudo o que dissestes; a ideia por trás dos genasi é muito interessante, mas também acho a aparência deles algo muito difícil de aceitar. Tanto que nas únicas duas vezes em que usei a raça em minhas campanhas, coincidentemente fiz exatamente o mesmo que tu: Alterei drasticamente a aparência deles.

      Genasi, em meu mundo de campanha, são extremamente raros, e possuem aparência praticamente idêntica a de um ser humano. É apenas através da observação atenta que se nota algumas diferenças sutis: Por exemplo: Os Genasi da água tinham seus cabelos sempre úmidos ao toque, e seus olhos são sempre azuis ou verde bem claro, independente da cor da pele. Genasi do fogo tem a pele levemente quente ao toque, e a íris de seus olhos é sempre amarela ou castanho bem claro. Sempre há vento quando um Genasi do ar está por perto, e os Genasi de terra possuem uma constituição excepcionalmente robusta e a pele levemente áspera.

      O fato deles se parecerem com humanos "normais" facilita muito sua inserção dentro de uma campanha, e obviamente, dá uma ar maior de mistério à raça, já que não é simples identificá-los.

      Excluir
  2. Interessante seu conceito Gaborn, mas como vc mesmo disse, o sangue elemental foi diluído ao longo de eras, enquanto esse conceito do Odin, seria mais uma linhagem seguinte a de um elemental, pelo menos eu enxergo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, velho amigo, o conceito que Gaborn apresentou é bastante interessante, tanto que também o uso em minhas campanhas quando coloco um genasi.

      E notastes algo que havia passado desapercebido por mim: Este conceito que apresentei no pergaminho (que foi tirado do suplemento de D&D 5 em que eles apareceram) retrata uma linhagem mais direta a um elemental. Tanto que se comparamos a ilustração dos Genasi de D&D 5 (a que aparece neste pergaminho) com a de D&D 3, vemos que as mudanças físicas são mais acentuadas agora.

      Isto também é interessante, mas particularmente, prefiro algo mais sutil, como Gaborn colocou.

      Excluir