domingo, 30 de agosto de 2015

Clérigos da Luz no novo D&D

Saudações, iluminadas almas!

Trago-vos aqui as habilidades do clérigo que segue o Domínio da Luz no novo D&D. Os Deuses da Luz promovem ideias como renascimento, renovação, verdade, vigilância e benevolência. Seguidores desses deuses, por consequência, são almas iluminadas infusas com poder divino e com o dever de afastar as sombras e destruir as trevas.

Magias Adicionais:

Nível 1: Mãos Flamejantes, Fogo Feérico; 
Nível 3: Esfera Flamejante, Raio Ardente; 
Nível 5:Bola de Fogo, Luz do Dia; 
Nível 7: Guardião da Fé, Muralha de Fogo; 
Nível 9: Golpe de Fogo, Espionagem.

Habilidades Especiais

Truques Bônus (Nível 1): Luz

Luz da Proteção (Nível 1): Com uma reação você impõe Desvantagem no ataque de um oponente a até 9m que esteja lhe atacando. Um oponente imune a Cegueira é imune a essa habilidade. Pode ser um número de vezes igual ao ajuste de sabedoria a cada descanso longo.

Brilho da Alvorada (Nível 2): Com uma ação e 1 uso de Canalizar Divindade, o clérigo dissipa qualquer escuridão mágica a até 9m. Oponentes nesse raio sofrem 2d10+Nível de dano radiante (resistência de CON para reduzir o dano à metade).

Luz Aprimorada (Nível6): Sua habilidade Luz da Proteção pode ser usada contra oponentes que ataquem outras criaturas até 9m.

Conjuração Potente (Nível 8): Você adiciona seu ajuste de SAB ao dano de seus Truques de Clérigo.

Coroa de Luz (Nível 17): Com uma ação, você gera uma aura de luz que providencia Luz Brilhante em 18m e Luz Baixa em 9m além, e que dura 1 minuto ou até ser dissipada. Oponentes na área sofrem Desvantagem em resistência contra magias de fogo ou que causem dano radiante.

Como podeis notar, este é um arquétipo de clérigo bem menos combativo em termos de habilidades e proficiências marciais, mas ao mesmo tempo, é um conjurador ofensivo bastante poderoso graças a magias adicionais originalmente arcanas, como Bola de Fogo e Raio Ardente.

2 comentários:

  1. Eu adoro clérigos da Luz. Gosto de interpretá-los como o antigo Disciplina de WoW, sabe curar e ferir com a Luz. Ao meu entendimento ele foi trazido pra 5e por causa da suposta build "laser cleric" de 4e, muito amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um arquétipo que gostei muito quando vi; sempre gostei de divindades solares, e o clérigo da Luz representa muito bem este aspecto. Eu não conheço praticamente nada da 4e, mas fico feliz que esse conceito tenha sido mantido na 5a edição.

      E em termos de interpretação, também penso que é bem este o caminho; mostrar que a Luz pode ser tanto usada de forma defensiva quanto ofensiva.

      Excluir