segunda-feira, 25 de maio de 2015

Arqueiro Arcano para o novo D&D (não oficial)

Saudações, nobres almas!

Uma das "classes" que receberam um alto nível de aceitação na época do D&D 3, e posteriormente Pathfinder RPG foi o Arqueiro Arcano, uma classe que combina a maestria com o arco e o uso de magias arcanas.

O novo D&D possui classes que, graças a seus arquétipos, são extremamente versáteis, de modo que vários dos antigos clássicos do jogo podem ser construídos ou adaptados com grande facilidade. O Arqueiro Arcano é um desses exemplos; ao usarmos como base o arquétipo Eldritch Knight (Cavaleiro Místico) da classe Guerreiro e uma pequena modificação, teríamos de forma rápida e interessante um ótimo Arqueiro Arcano. Apesar de mudanças mais elaboradas poderem ser feitas,  teríamos uma excelente classe  fazendo apenas um pequeno ajuste em suas magias no níveis em que o guerreiro pode escolher magias arcanas de outras escolas.


Deste modo, nos níveis 8, 14, e 20, o arqueiro arcano perderia esta opção, e obrigatoriamente receberia as seguintes magias:

Nível 08: Hail of Thorns

Nível 14: Lightning Arrow

Nível 20: Conjure Volley

Deste modo, conseguiríamos facilmente transformar o Cavaleiro Místico em um eficiente e interessante Arqueiro Arcano. E se desejarmos algo mais fiel ao original, basta acrescentar que apenas elfos e meio elfos podem adotar este arquétipo.

4 comentários:

  1. Funciona, inegável. Uma das forças dessa edição é exatamente a facilidade de fazer essas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Elladan, Filho de Elrond31 de maio de 2015 10:31

    Esta sempre foi minha classe de prestígio favorita em D&D 3. Uma das pouquíssimas que realmente davam "sabor" a um personagem, e não apenas os deixavam mais poderosos. Usá-la dentro do arquétipo do Eldritch Knight foi uma ótima ideia, assim como disponibilizar algumas poucas magias de ranger.

    Gostei muito do arquétipo, mas em minha opinião, o requisito de raça deve ser mantido com obrigatoriedade, e não apenas com uma opção, já que há todo o contexto do arqueiro arcano representar a elite dos guerreiros arqueiros élficos, da mesma forma que o defensor anão dentro de seu povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, há verdade em tuas palavras... o correto, em termos de interpretação, seria mesmo tornar a classe exclusiva para elfos e meio elfos, já que ela tem um importante traço cultural dos elfos em sua essência.

      Excluir