segunda-feira, 13 de abril de 2015

Bardos do Colégio do Conhecimento

Saudações, mestres das lendas e canções!

Como já discutimos nesses Salões, os bardos do novo D&D conseguiram trazer de volta o respeito e prestígio que esta nobre classe possuía na época do saudoso AD&D. Com habilidades interessantes e uma lista de magia que vai até o 9º nível, o novo bardo é uma presença importante dentro e fora do campo de batalha.

Veremos aqui as habilidades dos bardos que seguem o Colégio do Conhecimento, bardos comprometidos com a verdade e a beleza no mundo, que, ao contrário do Escaldo, que possui habilidades mais voltadas ao combate, apresentam um foco mais direcionado à magia e ao uso de perícias.

Proficiência Bônus (3º nível): Você recebe Proficiência em mais três perícias.

Palavras Afiadas (3º nível): Quando uma criatura a até 18m faz um teste, com uma Reação você pode gastar um uso de Inspiração Bárdica para adicionar ou subtrair o dado obtido no teste da criatura. Essa habilidade deve ser usada antes de saber o resultado, e criaturas imunes a Enfeitiçar também são imunes a esse efeito.

Segredos Mágicos Adicionais (6º nível):  Você escolhe duas magias de qualquer classe (cujo nível você possa normalmente conjurar) e adiciona a sua lista de magias.

Perícia sem Par (14º nível):  Você pode usar Palavras Afiadas para melhorar um teste seu.

Vários aqui já mencionaram isso, mas vale à pena repetir: O bardo no novo D&D é sem dúvida uma das mais interessantes e melhor construídas classe do sistema. Mesmo sendo extremamente versáteis, eles conseguem ser muito eficientes em qualquer coisa que se proponham a fazer.

2 comentários:

  1. Esse bardo tb é interessante. Muito bom e útil como o bom e velho bardo do AD&D (que como já falei em pergaminhos anteriores, uma das minhas classes preferidas e que fiz meu personagem mais memorável, apesar dele estar mais para o escaldo, que gostei mais).

    ResponderExcluir
  2. Sim, o bom e velho bardo do AD&D realmente voltou. Em uma de nossas raras e esparsas mesas, uma jogadora (minha esposa) fez uma barda deste colégio e fiquei bastante impressionado com o que a personagem podia fazer, mesmo no 3o nível.

    Eu também prefiro o escaldo, mas é inegável que mesmo o bardo mais focado em perícias/ magias é extremamente eficiente em combate.

    ResponderExcluir