sábado, 10 de maio de 2014

South Park The Stick of Truth: RPG no melhor estilo Old School

Combates como nos velhos tempos...
Saudações, nobres veteranos!

Muitos entre vós, assim como eu, passaram diversas horas em jogos de videogame como Breath of Fire, Lunar, Grandia, Wild Arms, Zelda, etc. Jogos com um enredo muito interessante e com os famosos turnos de combate. 

Curioso por conta das excelentes avaliações e principalmente por causa da promessa do retorno da mecânica de jogos de rpg “old school”, comprei o jogo South Park: The Stick of Truth. E após terminar o jogo, devo dize-vos que apesar de algumas partes muito nojentas/perturbadoras, o jogo é realmente incrível, e um verdadeiro RPG no melhor estilo old school.

 Neste jogo, os garotos do seriado estão jogando uma partida de RPG no estilo “live”, e seu personagem é um garoto novo na vizinhança que entra quase por acaso no jogo após salvar o paladino Butters. É muito interessante ver como os garotos interpretam bem seus papéis e criam um verdadeiro clima de aventura mesmo no meio de uma cidade moderna.

Cada um deles possui uma classe de RPG fortemente baseada em D&D: Cartman é um mago, Kyle uma espécie de clérigo elfo, Stan um ranger, Kenny a “ bela” princesa, Butters um paladino, Jimmy um bardo e assim por diante. O seu personagem em a opção de ser um guerreiro, mago, ladrão ou “judeu”, que é na verdade uma espécie de clérigo, cada um com habilidades realmente interessantes. Os combates por turno também ficaram extremamente divertidos, e isto somado ao interessante enredo, rendeu ao jogo um prêmio de melhor RPG do ano. 

Como já era de se esperar, o jogo traz várias críticas sociais bastante ácidas na forma de piadas, assim como algumas cenas bastante grotescas. Nada disso incomodará os fãs da série, mas digo por experiência própria que para pessoas que assistem o seriado mais ocasionalmente, há certos elementos no jogo que serão incômodos. Até por isso ele é um jogo claramente direcionado a um público maior de 18 anos, e o personagem principal sempre pertence ao sexo masculino. 

Independente disso, The Stick of Truth é um excelente jogo de RPG; tem uma história interessante, uma mecânica de jogo em estilo old school que é muito divertida, e personagens muito bem caracterizados, no melhor clima D&D. Para quem tem saudades dos “velhos tempos”, é altamente recomendado.

 

3 comentários:

  1. Bem, nunca fui fã da serie, mas a crítica me leva a querer conhecer o jogo.

    ResponderExcluir
  2. Este é um jogo realmente divertido, e tem uma mecânica que lembra bastante os saudosos RPGs eletrônicos da década de 90 e início dos anos 2000. Para quem joga RPG, é um ótimo passatempo, mesmo quando não se é fã da série.

    ResponderExcluir