terça-feira, 27 de maio de 2014

Basic D&D: Gratuito e disponível em Julho

“Basic D&D makes it easier than ever for new players and DMs to jump into tabletop RPG play. We’re involved in the greatest gaming hobby ever invented. It’s time to bring that hobby to everyone who wants to take part

- Mike Mearls

Saudações, bravos aventureiros!

Primeiramente, meus agradecimentos a nosso irmão Denilson Moraes Jr, pela notícia que compartilho aqui convosco.

Como comentamos em um pergaminho anterior, os novos livros de D&D a serem lançados à partir de julho deste ano são consideravelmente caros, o que fica ainda mais grave para nós, brasileiros, com pretensão de adquiri-los. Apenas para terem uma idéia, fiz alguns “orçamentos” em lojas especializadas e o Starter Kit que custa cerca de 20 dólares chegaria aqui na casa dos R$ 80,00.

Mas para minha total surpresa, a Wizards anunciou o lançamento de um pequeno, mas poderoso livro em PDF gratuito chamado Basic D&D, que será lançado junto do Starter Kit em julho e lembra muito o antigo D&D Rules Cyclopedia, lançado pela TSR.

O Basic D&D trará regras completas para a criação e evolução de um personagem do 1º ao 20º nível nas classes Guerreiro, Mago, Ladino e Clérigo, além das raças humano, elfo, anão e halfling. Além disso, assim que o Player´s Handbook sair em agosto, uma nova versão atualizada do D&D Basic será disponibilizada (também gratuitamente) contendo itens mágicos, mais monstros e regras que ajudam novos mestres a conduzir suas aventuras.

Deste modo, os elementos básicos da nova versão de D&D estarão à disposição de todos, de modo que em menos de dois meses poderemos começar nossas novas sagas usando o sistema. O melhor de tudo, é que isto será disponibilizado de forma gratuita, no intuito de popularizar o jogo e mostrar aos jogadores que “vale à pena” adquirir a nova edição.

Para mais informações, entrai neste PORTAL.

5 comentários:

  1. Recurso de marketing ou tiro no pé?
    Eu considero uma ótima iniciativa. D&D para todos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Salve, nobres irmãos!

    A Wizards me surpreendeu muito com esta estratégia, que a meu ver, tem como objetivo "quebrar" outras empresas que trabalhem com RPGs ao fornecer gratuitamente a essência do novo D&D, atraindo o público para seu jogo, ao mesmo tempo em que tenta unir todos os jogadores de D&D sob "uma única bandeira". E não há melhor forma de conseguir ambas as coisas do que disponibilizando gratuitamente um livro com regras detalhadas para levar um guerreiro, clérigo, mago e ladino até o 20o nível.

    Evidentemente, usando o material do Basic D&D com os últimos playtests disponíveis, é possível para mestres experientes adaptar com boa acurácia outras classes, especialmente os homens de armas como o ranger, paladino e bárbaro. Mas ainda acho que em países como os Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, que possuem um forte público que joga D&D, o Basic D&D não atrapalhará as vendas; muito pelo contrário.

    É possível que em países como o Brasil, em que não se tem um grande poder aquisitivo e se joga relativamente pouco RPG, as vendas no geral sejam prejudicadas, mas como este nunca foi um mercado prioritário para a Wizards, não acho que eles terão problemas.

    De modo geral, o Basic D&D melhorou MUITO a tão abalada credibilidade e imagem da empresa, e em termos financeiros, acho que dará ótimos resultados salvo raras exceções.

    ResponderExcluir
  4. Nossa... Li tudo errado e entendi como se a Devir fosse lançar aqui o D&D Basic rsrsrs. Mas realmente nobre Odin, não parei para pensar nisso e um D&D Basic aqui no Brasil de graça, pode ser ruim, não só pelo poder aquisitivo mais baixo dos brasileiros, como também do material aqui ser mais caro que lá...

    Mas foi como vc falou, nos EUA não vai mudar em nada e realmente acho que vai atrair mais jogadores. Até mesmo alguns que fiquem um tempo jogando somente D&D Basic, com certeza se continuarem vão acabar adquirindo o D&D completo.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, não há problema nesta pequena confusão, nobre amigo.

    Como dissestes, aqui o Basic D&D pode gerar certo problema quando a Devir lançar a nova edição de D&D, mas acho que mesmo aqui, ainda haverá demanda para estes livros, mesmo com o lançamento de Pathfinder RPG.

    Mas é fato que como o lançamento do Basic D&D não prejudicará as vendas nos EUA, para nós, jogadores brasileiros, este livro em PDF pode ser o único contato que teremos com o novo D&D por um bom tempo, por causa dos preços absurdos em que os livros chegam (e são produzidos) aqui.

    ResponderExcluir