quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Kids & Dragons: Levando o RPG de forma simples e saudável a novas gerações.

Guerreiro, Mago, Clérigo, Elfo, Anão e Halfling:
Estas são as "classes" de Kids & Dragons.
Saudações, guerreiros old school!

Há pouco tempo, o jovem primo de minha esposa demonstrou interesse por nosso amado hobby, e lhe passei alguns livros que possuía para que ele e seu grupo pudessem começar a jogar.

Contudo, quando vi todo o material, me dei conta do quão difícil é para novos jogadores aprender mesmo as regras mais básicas sem um mestre mais experiente para auxiliar no processo. Na ocasião, até pensei em retomar meu antigo projeto do ASGARD RPG transformando-o em um manual simples de introdução do hobby, que prepararia jogadores mais jovens, de 10 e 15 anos, para RPGs mais elaborados como Dungeons and Dragons e GURPS.

Procurei pela internet para ver se existia algo do tipo em português, e apesar de não ter encontrado nada exatamente neste sentido, encontrei, graças a nossos irmãos bucaneiros do Dragão Banguela, a adaptação de Kids & Dragons em nosso idioma, graças ao nobre e competente trabalho de Guilherme Nascimento e Igor Moreno.

Kids & Dragons foi criado por Jimm Johnson usando como base o saudoso Hero Quest, com um propósito muito interessante: Ajudar pais jogadores de RPG a introduzir seus filhos pequenos ao hobby, mais particularmente D&D. O livro é simples, claro e extremamente interessante, podendo ser aproveitado sem restrição por pais e educadores que desejem compartilhar este nobre jogo com crianças de 6 a 10 anos de idade. Obviamente, Kids & Dragons pode ser perfeitamente aproveitado também por jogadores veteranos que querem relaxar um pouco enquanto matam saudades do clássico Hero Quest.

Para baixar o jogo, que está legalmente sendo distribuído gratuitamente, entrai neste PORTAL.

4 comentários:

  1. Boa tarde meu nobre amigo Odin!

    Desculpe a mente desse velho sábio das montanhas, isolados há décadas e com a mente já um pouco passada caso eu esteja errado. Mas não seria Dragon Quest ao invés de Hero Quest como o nobre o amigo falou?

    Pq quando jogava AD&D, existia o AD&D e o velho D&D (ou BD&D como alguns preferem), e a introdução ao velho D&D que foi criada anos depois era chamada de Dragon Quest, que seria uma versão resumida do velho D&D.

    Depois de alguns anos, fizeram o First Quest, que nada mais é que uma "versão de Dragon Quest" que iniciava o novato direto para o AD&D, ou seja, sem passar pelo Dragon Quest e nem mesmo pelo D&D.

    Desculpe novamente caso eu esteja errado. Mas é que achei estranho falar sobre o hero quest, que se bem me lembro era uma caixa da estrela de iniciação para o rpg, mas na verdade era uma mistura de jogo de tabuleiro com rpg. Lembro até o slogan "O ABC do RPG para quem tem QI" rsrs

    ResponderExcluir
  2. Salve, nobre irmão!

    O Dragon Quest parecia tinha mesmo esta premissa, mas foi um jogo que infelizmente não tive oportunidade de conhecer. O Hero Quest que mencionei foi o jogo lançado aqui pela Abril Jovem em 1994, no qual os heróis eram o bárbaro, anão, mago e elfo. As magias do Kids & Dragons lembram as magias do elfo e mago do Hero Quest, e a mecânica de desarmar armadilhas é bem parecida; por isso, fiz a comparação.

    Mas tens razão: O Hero Quest não era exatamente um jogo de RPG, ao contrário do Dragon Quest. Fiz a comparação apenas por conta das classes e habilidades semelhantes, mas acho que o Dragon Quest seria um exemplo melhor mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia para atrair mais jovens para esse universo RPGístico. Parabéns aos autores e a você Odin por divulgar o/
    PS: O apocalipse da mitologia nórdica (ragnarok) é esse final de semana XD
    http://www.megacurioso.com.br/Fim-do-Mundo/42100-Mitologia-nordica-diz-que-o-mundo-acaba-neste-fim-de-semana-Sera-.htm

    ResponderExcluir
  4. Salve, nobre irmão!

    Obrigado pela dica! Hei de conferir!

    ResponderExcluir