domingo, 5 de janeiro de 2014

Expulsar Mortos Vivos em D&D 5ª Edição

Saudações, guerreiros dos deuses!

Falemos hoje um pouco sobre a habilidade Expulsar Mortos Vivos em D&D 5ª Edição.

Esta importante habilidade de clérigos e paladinos sempre foi bastante valorizada em grupos de jogo, e muitas vezes, mais por questões estéticas e interpretativas do que por conta de sua eficiência em termos de jogo. A 3ª edição, especialmente, a habilidade se mostrava um tanto complicada de ser usada, e seus efeitos, dificilmente resolviam o problema, a menos que o clérigo tivesse literalmente o dobro de dados de vida dos mortos vivos.

Na 5ª edição, estes dois pontos, a complexidade em se utilizar a habilidade e a falta de utilidade da mesma em níveis elevados, foram sanados de maneira muito interessante. Agora, quando o clérigo mostrar seu símbolo sagrado com convicção e recitar uma pequena prece, todos os mortos vivos em um raio de 7,5 metros devem fazer um teste de Sabedoria (dificuldade 8 + modificador de Carisma + bônus de proficiência) ou será expulso daquele local durante 1 minuto ou até ser atacado. Caso o morto vivo tenha um máximo de pontos de vida inferior ao nível do clérigo multiplicado por 5, ele é destruído ao invés de expulso. Caso um paladino utilize esta habilidade, ele é capaz de destruir mortos vivos que possuam um máximo de pontos de vida igual a seu nível multiplicado por 3. Para que a habilidade funcione, basta que os mortos vivos não estejam protegidos por cobertura total.

Expulsar mortos vivos faz parte de um grupo de habilidades especiais do clérigo chamado “Channel Divinity”, que em níveis mais elevados inclui até mesmo a habilidade de pedir a intervenção direta de seu Deus, semelhante à magia Milagre. Mas voltando à habilidade expulsar mortos vivos, no 2º nível o clérigo pode usá-la 1 vez ao dia. No 6º nível, 2 vezes por dia, e no 18º nível, 3 vezes ao dia.

Assim, temos finalmente um Expulsar Mortos Vivos que além de rápido e fácil de ser usado, é extremamente eficiente. Congratulações aos desenvolvedores do jogo neste ponto.

8 comentários:

  1. O SAIIII Tinhoso!!!! Nunca mais será o mesmo XD
    Gostei da regra que venham os mortos vivos \o

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, "Sai Tinhoso" é um excelente grito de guerra para clérigos!

    ResponderExcluir
  3. O Pathfinder RPG, também criou um sistema mais simples de expulsar mortos-vivos.
    Se não me engano, no sistema o morto-vivo fazia um teste de vontade contra CD 10 + mod. Carisma + metade do nvl do clérigo.

    Bem... o que eu acho engraçado é o nome da habilidade "Canalizar Divindade".
    Me lembra o RPG, Desafio dos Bandeirantes e as classes que podiam incorporar os orixás.
    hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma das grandes habilidades de clerigos e paladinos que precisavam ser evidenciadas. Gostei!

    ResponderExcluir