sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Divulgado o lançamento oficial de D&D 5ª Edição

Saudações, nobres almas!

Erguei vossas canecas de hidromel e também vossas espadas!

Após longos meses de playtests e discussões entre os desenvolvedores do jogo e nós, jogadores, foi anunciado oficialmente que D&D Next, ou D&D 5ª Edição, será lançado no meio de 2014, durante o verão no hemisfério norte.

Para mais informações, entrai neste PORTAL.

14 comentários:

  1. \o/\o/\o/\o/ Um barril de cerveja e 3 de hidromel por minha conta o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, muito bom! Que comece a bebedeira!

      Excluir
  2. É, parece que a Quinta Edição finalmente desponta no horizonte. E a data aproximada do lançamento bate com a GENCON desse ano. Acho que dá para fazermos algumas inferências sobre o que poderemos encontrar nos livros básicos.

    Livro do Jogador: As regras básicas do jogo, já apresentadas aqui, proporcionando um sistema de exploração, interação e combate bastante básico. Guia de Criação de Personagens. Raças, Sub-Raças e Antecedentes variados. Talentos e Sistema de Multiclasse, opcionais. Classes comuns: clérigo, guerreiro, ladrão e mago. Classes incomuns: bárbaro, bardo, bruxo, druida, feiticeiro, monge, paladino e ranger. Várias opções de subclasses. Regras simples de Combate. Relativamente pouco dinheiro em circulação dentro do mundo de jogo. Descrição das magias.

    Livro do Mestre: A Grande Roda. Vário artigo do James Wyatt tem indicado que a cosmologia de D&D será o ponto central do “cenário” do jogo. Mostrando como o cosmos ao redor do cenário do mestre ou cenários publicados funciona. Itens Mágicos: raros e especiais, não existindo comercio para eles. Sistemas opcionais: Sistema de Combate Tático (com regras pesadas de combate), Sistema focado na Narrativa (estilo mais indie), Regras Variantes para Customização (permitindo criar raças, classes e subclasses) e um Sistema para Administração do tempo em que os Aventureiros não estão se aventurando (criação de itens, manutenção de propriedades, maquinações políticas...). Tornando o jogo bastante modular, ou seja, será possível ter um jogo bastante simples ou um jogo MUITO complexo, dependendo do gosto do grupo.

    Livro dos Monstros: Monstros clássicos de volta. Descrições com Habitat, comportamento, Ecologia, História e outras informações pertinentes. As descrições da coluna “Wandering Monsters” no site da Wizards sinalizam para que haja opções variadas de resolver os encontros, não apenas matando os monstros.
    Essas são as minhas apostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo em tudo o que dissestes, e apesar de obviamente estar muito ansioso pelo livro do jogador, a nova estrutura tanto do livro do mestre quanto do livro dos monstros me interessa muito também; No livro do mestre, haverá possibilidades de se tornar o jogo muito mais complexo, o que eu particularmente dispenso, mas que pode interessar a vários grupos de jogadores. O ponto alto aqui, em minha opinião, é a nova maneira de se lidar com itens mágicos, acabando com os absurdos" mercados de itens mágicos" que muitos de nós já havíamos vetado em nossas campanhas. O aprofundamento da cosmologia de D&D também é algo que fiquei muito feliz em ver que será abordado agora.

      E quanto ao livro dos monstros, não há do que reclamar: Se as promessas de habitat, ecologia, história e etc for mantida ao menos com os monstros mais "importantes", este será sem dúvida o melhor bestiário de RPG já feito, batendo inclusive o excelente livro dos monstros do cenário Reinos de Ferro.

      Cada vez mais estou convencido que a "Era de Ouro do AD&D" está retornando, e que teremos o melhor Dungeons & Dragons de todos os tempos.

      Excluir
  3. D&D Next tá prometendo, estou ansioso tanto pelos livros do mestre e dos monstros.

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais eu leio sobre o D&D Next mais ansioso eu fico. Ta foda essa espera. \o/

    ResponderExcluir
  5. Nobre Odin. Antes de ler seu blog frequentemente eu nem ligava para o D&D 5, mas confesso que vc mudou minha opinião e hoje espero ansiosamente para ver se será melhor que o antigo AD&D. Que venha o D&D 5!

    ResponderExcluir
  6. Grande Eduardo, no início, eu também não estava muito esperançoso com o D&D 5a Edição, especialmente por causa dos primeiros playtests. Contudo, a situação foi mudando muito, e hoje, chego até a acreditar que esta nova edição poderá ser o verdadeiro sucessor de nosso amado AD&D.

    Que venha o D&D 5!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai nobre amigo! Agora uma dúvida pq não acompanho o playtest, apenas seu blog para as novidades do D&D 5. Falaram algo sobre Forgotten Realms? Pq fizeram um monte de besteira no cenário desde o D&D 3.x...

      Excluir
    2. Quanto a Forgotten, digo que como todo fã do cenário, odiei o que foi feito na quarta edição, e por isso, fiquei atento ao que seria feito com o cenário na 5a Edição. O que descobri foi o seguinte:

      - O cenário seria totalmente reformulado, mas continuaria seguindo a cronologia de eventos desastrosos da 4a edição; haverá mudanças profundas, mas os desenvolvedores não "passarão uma borracha" naquilo que foi feito na 4a edição.

      - O futuro do cenário está sendo reformulado ao longo de uma série de livros de uma saga chamada "The sundering", dividida em 5 partes, e focando-se em personagens icônicos do cenário, como Drizzt, Elminster e outros.

      - Os tieflings serão inseridos de forma mais significativa à mitologia do cenário; como um dos personagens chave dos livros é uma tiefling, tudo indica que eles terão uma importância em Forgotten semelhante a outras raças mais clássicas, como anões, elfos e halflings.

      - Haverá também uma reformulação nas divindades do cenário, o que é imprecindível considerando o que fizeram com os deuses na 4a edição, mas ainda não tenho detalhes sobre isso.

      Escrevi um pequeno post tempos atrás (http://odin-valhallarpg.blogspot.com.br/2013/03/the-sundering-um-novo-comeco-para.html), e logo falarei um pouco mais sobre isso.

      Espero ter ajudado um pouco!

      Excluir
  7. Com certeza nobre amigo. Realmente vi em seus nobres salões esse antigo post, mas havia realmente esquecido (inclusive postei nele). Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Eu e meu grupo ja começamos uma campanha de D&D 5 com os dados fornecidos até o presente momento, e está muito bom, nosso grupo até agora tem um guerreiro anão (eu), um monge humano, um Mago Elfo e um Rogue Shade.

    ResponderExcluir