terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Rangers e Inimigos Favoritos em D&D 5ª Edição

Drizzt e Aragorn seriam verdadeiros "Horde Breakers"
Saudações, nobres guardiões!

Embora já tenhamos discutido anteriormente sobre o excelente ranger da 5ª edição e seu retorno às origens como um verdadeiro homem de armas (d10 como dado de vida, habilidade de usar armaduras médias, etc), trago-vos aqui as duas opções de Inimigos disponíveis até o momento: Colossus Slayer e Horde Breaker.

O importante de se observar é que algumas das habilidades adquiridas em cada um destes caminhos funcionam em diversas situações diferentes, tornando os mesmos versáteis e interessantes. 

COLOSSUS SLAYER: Este caminho é seguido por rangers que treinam para destruir criaturas como gigantes, trolls, dragões e outros monstros de grandes proporções e que geralmente atuam sozinhos ou em pequenos bandos. As habilidades concedidas são:

Nível
Nome da Habilidade
Descrição
Slayer’s Momentum
Sempre que atinge com uma arma uma criatura de tamanho grande ou maior, você causa um dano adicional de 1d6.
Steel Will
Você recebe Vantagem em testes de resistência contra efeitos de Medo. 
11º
Staggering Attack
Após realizar um ataque bem sucedido contra uma criatura de tamanho grande ou maior, você recebe Vantagem em todos os ataques adicionais que fizer naquela mesma rodada contra ela.
15º
Uncanny Dodge
Sempre que fizer um teste de resistência de Destreza para receber metade de um dano, caso você seja bem sucedido, não recebe dano nenhum, e se não passar no teste, recebe apenas metade do dano. 

HORDE BREAKER: Este é o ranger especialista e destruir inimigos que geralmente atacam em grandes bandos, como orcs, gnolls, goblins e outras criaturas selvagens de cultura tribal. (Acredito que tribos humanas que ataquem em grandes bandos de pilhagem também entrem nesta categoria). As habilidades concedidas são:

Nível
Nome da Habilidade
Descrição
Hordeslayer
Sempre que causa dano com uma arma a uma criatura, e atinge outras na mesma rodada, estas sofrem 1d8 de dano adicional.
Hunter’s Mobility
Ataques de Oportunidade contra você sempre recebem Desvantagem.
11º
Whirlwind Attack
Você pode realizar um ataque corpo-a-corpo contra todos os inimigos que estejam a até 1,5 metros de distância.
15º
Pack Awareness
Se você não estiver surpreendido, todos os seus aliados que estejam em um raio de 9 metros de você também não podem ser surpreendidos. 

Algumas outras habilidades interessantes do ranger:

ESTILO DE COMBATE (2º nível): Assim como guerreiros e paladinos, o ranger pode escolher um estilo de combate (mais informações neste pergaminho).

CONJURAÇÃO DE MAGIAS (3º nível): O ranger começa a conjurar magias interessantes e úteis, incluindo Cure Wounds e Animal Friendship, que permite ao ranger tornar um animal selvagem amigável e negociar serviços durante um dia inteiro.

EXPLORADOR NATURAL (5º nível): Em ambientes selvagens, você e todos que o seguem se deslocam em velocidade dobrada; você não se perde, pode observar acontecimentos a distâncias maiores e encontra comida e água para si e até dez companheiros.

SENTIDOS BESTIAIS (19º nível): Você não recebe Desvantagem por atacar criaturas que não pode ver. Além disso, se não estiver sob os efeitos de cegueira ou surdez, você percebe a localização exata de todas as criaturas invisíveis em um raio de 9 metros.

SUPERIORIDADE DE TERRENO (20º nível): Sempre que estiver em áreas selvagens, você recebe Vantagem em todas as suas jogadas de ataque e testes de resistência.

Após uma década de desapontamentos, rangers lendários como Aragon, Drizzt e Gwydion devem estar felizes por estarem sendo novamente retratados com justiça em nossas mesas...

8 comentários:

  1. Agora sim!! Nossa achei fantástico os designers estão de parabéns. A classe ficou versátil e mortal, uma salva de palmas \o/\o/\o/\o/

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, digo o mesmo!

    Quando li a descrição das habilidades do "Horde Breaker", me lembrei da capa de "The thousand Orcs" com Drizzt lutando sozinho contra centenas de orcs e das cenas do filme de O Senhor dos Anéis em que Aragorn lutava ferozmente contra goblins e uruk hais em Moria e no Abismo de Helm.

    ResponderExcluir
  3. Hm.... Duas observações:

    1. O q o ranger faz no 1º nível? As habilidades estão legais, mas só passam a ser úteis no 2º nível. Isso eu achei um pouco ruim.

    2. Explorador Natural é para até DEZ pessoas? Grupinho grande hein? XD

    ResponderExcluir
  4. Salve, nobre amigo! Quanto a tuas indagações:

    1) No 1o nível a única habilidade especial do ranger é Rastrear (após 1 minuto de observação do terreno, ele automaticamente descobre o que passou por ali, exceto em casos mais complicados que envolvam fatores como chuva, neve, etc, que requerem um teste de Sabedoria). Fora isso, o ranger é uma das poucas classes que escolhe mais de uma perícia de classe para receber os bônus de proficiência. Parece pouco, mas é mais ou menos equivalente ao que outras classes recebem no início de suas carreiras.

    2) Deveras...confesso que mesmo entendendo o princípio da habilidade, também achei um pouco exagerado no começo. Mas imaginando que ao encontrar um pequeno riacho e um cervo você já consegue prover de água potável e comida um grupo de dez pessoas razoavelmente bem (considerando que "bem" em uma floresta é você não morrer de fome ou sede), a habilidade está condizente com aquilo que um bom ranger conseguiria fazer.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de atrasado, eu não poderia de deixar de comentar sobre o ranger, que na minha opinião foi a melhor classe, tanto em termos de caracterização, como em termos de diversão.

    Na minha opinião, será bastante difícil essa classe ser superada por outra de algum sistema num futuro próximo.

    ResponderExcluir
  6. Falaaaaa nobre Odin!

    Se tratando do Ranger, não tenho como não comentar, pois é uma das minhas classes favoritas (dos homens de armas, é a favorita), sem falar que é a classe do meu herói preferido: Drizzt Dó Urdem! Fiquei feliz de vc dessa vez não ter esquecido dele (a foto dele com sua pantera está muito boa!) como no outro post q só falou do Aragorn (Drizzt mata aragorn só olhando para ele kkkkkk, brincadeira...).

    Adorei a volta as origens do Ranger, esse parece estar melhor que o do AD&D, devido as magias serem a partir do 3º nível (como falamos em outro post). Drizzt com esse Ranger ai, ficou mais poderoso do que já era (e olha q já era sinistro). Resumindo, Drizzt é o cara!!!

    ResponderExcluir
  7. Hahaha, lembrei de ti quando escrevi este pergaminho, nobre amigo! Pensei "desta vez, não posso dar as glórias apenas a Aragorn".

    Mas realmente, também gostei muito deste ranger, muito mesmo.

    ResponderExcluir