quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Halflings "Hobbits" em D&D 5ª Edição

Saudações, pequenos heróis!

Trago-vos aqui informações interessantes sobre os Halflings de D&D 5ª Edição.

Assim como os elfos, que agora retornaram aos moldes tolkienianos, os halflings de D&D 5ª ed. lembram bastante os hobbits de Tolkien. Não quanto aos “pés peludos”, mas quanto aos traços culturais e de personalidade da raça.

Amigáveis, práticos e curiosos, eles agora possuem a tendência geral “Leal e Boa”, o que reflete sua boa natureza interior e seu apego às terras pastorais de seu povo e a suas famílias. E ao contrário dos elfos e anões, que geralmente não vivem em comunidades de outras raças, os halflings fixam residência em pequenas cidades humanas e áreas agrícolas, onde seus dons em lidar com a terra e agricultura são altamente valorizados.

Outro ponto que achei muito interessante é que para eles, aventurar-se é muitas vezes uma necessidade, criada por conta de algo importante que os fez deixar seus lares para poder proteger os mesmos. (Sim, como Frodo e Sam).

TRAÇOS RACIAIS
Modificador de Habilidade: Halflings recebem +1 em seus valores de Destreza.
Tamanho: Pequeno
Deslocamento: 6 metros
Sortudo: Quando tiram o número 1 em uma jogada de d20, o halfling pode rolar o dado novamente, ficando obrigatoriamente com o segundo resultado (que não tem como ser pior que o primeiro...)
Corajoso: Halflings podem rolar o d20 duas vezes e escolher o melhor resultado para resistir a efeitos de medo.


SUB-RAÇAS

Pés-Leves (Lightfoot): Estes são os halflings mais comuns nos mundos de D&D, possuindo uma disposição um pouco maior em se aventurar fora de seus territórios e a viver entre outras raças. Estes halflings são geralmente bardos e ladinos de boa índole.

Modificador de Habilidade: Pés-leves recebem +1 em seus valores de Carisma.
Naturalmente Furtivo: Você pode tentar se esconder mesmo que esteja sendo observado contanto que haja uma criatura de tamanho médio ou maior bem perto de você.

Robustos (Stout): Estes halflings são aqueles mais ligados a suas comunidades, aventurando-se apenas quando o bem estar de seu clã ou povoado está ameaçado. Eles representam o “novo” conceito da raça, e geralmente são guerreiros.

Modificador de Habilidade: Halflings robustos recebem +1 em seus valores de Constituição.
Resistência Robusta: Estes halfligns, assim como os anões, podem rolar 2d20 e escolher o melhor resultado para resistir a efeitos de venenos.


Como já dei a entender neste pergaminho, gostei muito do conceito escolhido para representar os halflings na 5ª edição; ele abre inúmeras novas possibilidades para se jogar com a raça e livra os pequeninos consideravelmente do arquétipo de alívio cômico que tem os perseguido incansavelmente fora do universo de Tolkien.

6 comentários:

  1. Bem legal. Parece que a tendencia do next é voltar as origens.

    ResponderExcluir
  2. Está começando a se modelar o D&D next, e estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito também dessa pegada mais old school que eles estão dando as raças! Os halflings sempre foram uma das minhas raças favoritas de D&D (só perdem para os tieflings... que juntamente com a Fey Wild, foi um dos poucos conceitos da 4th edição que eu incorporei de vez nas minhas campanhas), e, embora eu prefira a versão mais clássica dos halflings, tenho uma certa afeição aos "meio-kenders" da terceira edição.

    É meio claro que essas duas sub-raças de halfling representam justamente esses dois conceitos: o Halfling robusto, ligado à terra, suas comunidades e coisas simples da vida, abarcam o conceito mais tolkeniano mesmo, sendo inclusive retratados como mais gordinhos nas artes conceituais que a WotC liberou um tempo atrás; e os Pés-Leves são os halflings mais "modernos" do D&D, vivendo vidas mais nômades pelas estradas, se aventurando mais facilmente e se mesclando as culturas humanas com facilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para ilustrar:
      http://th08.deviantart.net/fs70/PRE/f/2013/017/4/c/strongheart_halfling__male__by_conceptopolis-d5rsq2i.jpg

      http://th02.deviantart.net/fs70/PRE/f/2013/017/4/0/lightfoot_halfling__female__by_conceptopolis-d5rsk2u.jpg

      O primeiro é um Halfling Robusto (na época nomeado como Strongheart) e o segundo uma aventureira Pés-Leves.

      Excluir
  4. Na minha opinião, a melhor raça do D&D next.

    ResponderExcluir
  5. Salve, nobres irmãos!

    Concordo convoco; este retorno às origens de D&D Next em relação às raças é algo muito bom em minha concepção também. Os halflings, por exemplo, estão personificando tanto os hobbits quanto os kenders de Dragonlance de uma forma simples, clara e acessível.

    Denilson, agradeço-te pelas ilustrações, e Jacome, mesmo sendo um grande fã dos anões, estou gostando muito , muito mesmo destes novos "stout halflings".

    ResponderExcluir