quinta-feira, 18 de julho de 2013

Fencing with the Long Sword (lutando com a Espada Longa)

Saudações, bravos mestres de armas!

Trago-vos aqui um demonstração deveras interessante sobre a técnica medieval usada para se combater com a espada longa, também conhecida como espada bastarda.

Observai que os movimentos de defesa e ataque, assim como as esquivas e bloqueios são bastante realistas e bem executados.

Que os deuses da guera estejam convosco!

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É por videos assim que eu acho que a esgrima medieval ocidental não era tão primitiva comparada a lendária(cheia de floreios e exageros)esgrima japonesa. Engraçado que muitas histórias de samurai são semelhantes as histórias de western: O cara matou 250 homens com 6 balas, ou no caso, 9 espadadas. KApoKOPAkPOAkpoKPAOkPOKAOP

    ResponderExcluir
  3. De fato, a esgrima medieval (na verdade, originada na Alemanha) e a esgrima árabe, que embasou todos os princípios da esgrima italiana, não deixam a desejar em relação à esgrima japonesa. Os movimentos da esgrima medieval são mais fluídos do que os da esgrima japonesa, que é mais seca e brusca, mas ambas são eficientes da mesma forma.

    O que me impressionou em outras fontes que consultei (livros, revistas/ sites especializados) é que um guerreiro equipado com uma boa arma de uma mão (geralmente uma espada) e um escudo pequeno é muito mais eficaz do que um guerreiro empunhando uma enorme arma de duas mãos. Em breve, mostrarei-vos o que descobri sobre isto...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Mto doido!!! Pena q não vivemos + na época da espada. Uma arma elegante e honrada. Enquanto pra matar com uma espada um homem tem que avançar contra o seu inimigo, com um revólver geralmente o sujeitinho dá dois passos para trás antes de atirar.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente contigo, irmão.

    Anteriormente, mesmo para usar um arco (uma arma de ataque à distância), era necessário disciplina e comprometimento, envolvendo uma verdadeira arte. Espadas, machados, etc requeriam, além do treino, coragem, e criavam uma situação na qual homens poderiam realmente se desenvolver através do combate.

    Hoje, qualquer covarde sem honra pode se auto-proclamar como bravo ou "grande guerreiro" por causa das armas de fogo que infelizmente foram inventadas e aperfeiçoadas ao longo dos séculos.

    Uma lástima, e como disse certa vez o sábio mestre Tolkien, "a humanidade tem uma mania tola de achar que tudo aquilo que PODE ser feito DEVE ser feito."

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o José. Mas citarei outro grande mestre: "Essas eram armas de uma época mais civilizada". - Obiwan Kenobi.

    ResponderExcluir
  8. Amigos, qual o nome da técnica para usar espadas medievais, qual o nome dessa luta?

    ResponderExcluir