segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Senhor dos Anéis e D&D Low Fantasy: Classes de Personagens

Saudações, nobres heróis!

Continuando a série de pergaminhos sobre D&D Low Fantasy e O Senhor dos Anéis, trago-vos as classes de personagens existentes na Terra-Média, junto a alguns exemplos de personagens mostrados em diversos trabalhos do mestre Tolkien e as raças permitidas para cada classe.

BÁRBAROS: Bárbaros na Terra Média são guerreiros tribais de grande força e coragem, que combatem com grande selvageria e temeridade. Apesar de muitos deles servirem direta ou indiretamente Sauron e Saruman durante a Guerra do Anel, há vários, como os Drúedain e os Beornings que possuem uma inclinação para o bem e caçam ferozmente as forças das sombras quando estas adentram seus territórios.

Exemplos: Beorn (O Hobbit) Haleth (O Silmarillion), Ghâm (O Senhor dos Anéis).
Raças Permitidas: Anões*, Raça dos Homens.

* Pequenos clãs de anões bárbaros foram brevemente descritos em O Silmarillion, mas eles, além de extremamente raros, representam anões que perderam suas terras e muitas vezes seu orgulho. A maioria deles serviu Morgoth e lutou contra os anões da linhagem de Durin e seus aliados elfos e homens.

BARDOS: Bardos são viajantes experientes, eruditos ou escaldos da guerra, dependendo de sua raça ou terra de origem. Eles possuem a capacidade de motivar seus companheiros e afastar a Sombra dentro e fora de combate. Além de seus amplos conhecimentos sobre história, geografia, lendas e artefatos mágicos, eles dominam formas sutis de magia através de suas vozes, algo que em eras antigas era chamado pelos elfos Noldor de “magia da canção”. A magia da canção surge de forma muito mais poderosa entre os elfos, mas há alguns homens e anões que possuem certa habilidade com esta arte. Os bardos pertencentes à raça dos homens que v6em de Gondor geralmente são menestréis, enquanto aqueles que vêm de Rohan são escaldos da guerra. Bardos anões geralmente são escaldos da guerra ou escribas e historiadores.

Exemplos: Lúthien (O Silmarillion), Finrod Felagund (O Silmarillion), Grima Língua de Cobra (O Senhor dos Anéis), Arwen (O Senhor dos Anéis).
Raças Permitidas: Anões, Elfos, Raça dos homens, Hobbits.

DRUIDAS: Druidas são extremamente raros na Terra-Média; a maioria deles provêm de clãs bárbaros como os Beornings e os Drúedain, ou em algusn casos, entre os homens da Floresta das Trevas, que tiveram algum contato com o “mago” Radagst, o Castanho. Eles são mestres nos caminhos selvagens e possuem grandes conhecimentos acerca do mundo natural e sobre como controlar grandes plantas e animais selvagens. Alguns deles (especialmente os Beornings) têm a capacidade de se transformar em poderosos animais selvagens como ursos.

Exemplos: Radagast, o Castanho (Contos Inacabados), Tom Bombadil* (O Senhor dos Anéis).
Raças Permitidas: Raça dos homens.

* Tom Bombadil é um druida/ bardo.

GUERREIROS: Os guerreiros na Terra-Média podem ser encontrados em qualquer raça, mas são particularmente comuns entre a raça dos homens, anões e elfos. Verdadeiros mestres de armas, eles estão presentes em todas as sociedades, e seus estilos de combate variam muito, dependendo do local de origem. Os elfos da floresta das Trevas são mestres no uso do arco e nas artes da camuflagem, enquanto os guerreiros anões são conhecidos por sua grande perícia com armas pesadas (machados, martelos e picaretas de combate) e por usas resistentes armaduras.

Exemplos: Boromir (O Senhor dos Anéis), Éomer (O Senhor dos Anéis), Éowyn (O Senhor dos Anéis), Thorin Escudo de Carvalho (O Hobbit), Gimli (O Senhor dos Anéis), Legolas (O Senhor dos Anéis), Glorfindel (O Senhor dos Anéis), Turin Turambar (O Silmarillion).
Raças Permitidas: Anões, Elfos, Raça dos homens, Hobbits.

LADINOS: Os ladinos na Terra-Média são espiões, batedores e exploradores extremamente versáteis e hábeis nas artes da furtividade. Alguns deles, especialmente os ladinos anões, são especialmente hábeis no uso de mecanismos e armadilhas. A maneira como usam seus dons e perícia depende muito de seu caráter, e de sua raça de origem; ladinos élficos atuam como escoltas e batedores, enquanto ladinos anões são muitas vezes engenheiros, responsáveis pela segurança dos palácios e fortalezas de seu povo. E claro, os raros ladinos hobbits são conhecidos por usa capacidade quase sobrenatural de entrar e sair de lugares sem serem notados.

Exemplos: Bilbo (O Hobbit), Gollun (O Hobbit).
Raças Permitidas: Anões, Elfos, Raça dos homens, Hobbits.

MAGOS: Magos na Terra-Média são conhecidos como Istari, uma raça de seres divinos extremamente sábios e poderosos que foram enviados ao mundo mortal para auxiliar as focas da luz no combate contra Sauron no início da Terceira Era. Eles raramente demonstram todo seu poder, e sempre assumem a forma de homens idosos, mas de porte forte e com grande presença. Sabe-se que existem apenas 5 magos na Terra Média: Saruman, Gandalf, Radagast*, Alatar e Palando. Apesar de todos serem conhecidos coletivamente como “magos”, alguns membros desta ordem podem conjurar tanto magias arcanas quando magias divinas; Gandalf, por exemplo, pode conjurar magias arcanas e magias de clérigo, enquanto Radagast conjura além de magias arcanas, magias druídicas.
Nota: Magos não estão disponíveis como classe para personagens jogadores.

* Radagast é um Istari e conhecido como um mago, mas em termos de jogo, ele é um druida.

MESTRES DO CONHECIMENTO: Na Terra Média, não há clérigos, e em seu lugar, surgem indivíduos da raça élfica de grande poder e sabedoria, que canalizam as forças da luz e combatem valentemente as forças da Sombra. Em temros de jogo, os mestres do conhcimento são exatamente iguais aos clérigos, com uma única diferença: seus domínios são sempre dois entre os seguintes: Bem, Cura, Sol, Água, Fogo, Terra e Ar.
Exemplos: Elrond (O Hobbit), Celeborn (O Senhor dos Anéis), Galadriel (O Senhor dos Anéis)

PALADINOS*: Paladinos representam a cavalaria de elite dos maiores reinos dos homens na Terra-Média, como Númenor, Arnor e Gondor. São grandes guerreiros e possuem uma resolução extremamente forte que advém de seu senso de justiça e lealdade para com seu rei. Na Primeira e Segunda Era, alguns senhores dos elfos também eram paladinos.

Exemplos: Elendil (O Senhor dos Anéis), Príncipe Imrahil (O Senhor dos Anéis), Fingolfin (O Silmarillion), Gil Galad (O Silmarillion).

Raças Permitidas: Raça dos homens.

* Paladinos na Terra-Média não conjuram magias, não possuem a habilidade Expulsar Mortos Vivos e sua montaria especial, apesar de receber todos os bônus de evolução normal até o 6º nível, não podem ser convocadas e dispensadas magicamente. Contudo, ele recebe os seguintes talentos adicionais: No Combate Montado (1º nível), Investida Montada (3º nível),  e Investida Implacável (5º nível).

RANGERS*: Os rangers são guerreiros de elite, mestre nas artes do rastreamento e da sobrevivência. Na Terra-Média, eles estão entre os mais temidos inimigos da Sombra, por conta de sua grande habilidade com a espada e o arco e por causa dos séculos de conhecimento e treinamento passado de geração em geração entre os clãs dunedáin. Além dos dunedáin, existem também alguns elfos rangers, mas estes são raros, e a classe não possui representantes em nenhuma outra raça.

Exemplos: Aragorn (O Senhor dos Anéis), Faramir (O Senhor dos Anéis), Elladan e Elrohir (O Senhor dos Anéis).
Raças Permitidas: Elfos, Raça dos homens.

* Rangers na Terra-Média não conjuram magias e não possuem animais de companhia. Eles usam o d10 como dado de vida e recebem talentos adicionais (da lista de talentos dos guerreiros) nos níveis 2 e 4. 

8 comentários:

  1. Excelente post, nobre Odin...

    Gostei muito das Classes... =D

    Fiquei um pouco surpreso por apresentar Tom Bombadil como um druida. Apesar de ser meu personagem preferido, sempre o imaginei para os Bardos o que o Gandalf é para os magos, talvez um pouco mais...

    Mas achei muito interessante mesmo =D...

    ResponderExcluir
  2. Grato, nobre amigo!

    Tom Bombadil é realmente uma incógnita, e pensei muito sobre qual seria a classe mais apropriada para ele. Depois de ler muito sobre o personagem e sobre a maneira como ele "fala" com plantas e animais, achei que ele estaria um pouco mais para o lado dos druidas, mesmo exibindo habilidades claras de bardos.

    O interessante sobre Tom Bombadil é que até para Tolkien, ele era um enigma...

    ResponderExcluir
  3. Ta ficando muito bacana, Odin! Só acrescentaria um asterístico no Radagast também, deixando como Druída e Mago!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda razão, velho amigo. Hei de fazer a correção no post!

      Excluir
  4. Eu deixaria o próprio Tom Bombadil também como mago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sejas bem vindo aos Salões de Valhalla, nobre guerreiro.

      Apesar de tua sugestão ser interessante, Tolkien deixa claro que os Vala enviaram à Terra Média apenas 5 Istari (magos). Além disso, há evidências no Silmarillion e nos Contos Inacabados de que Tom Bombadil estava na Terra Média muitos milênios antes da chegada de Saruman, Gandalf, Radagast e dos Magos Azuis.

      Excluir
  5. Elladan, filho de Elrond2 de abril de 2013 18:31

    Concordo. Tom Bombadil não poderia ser considerado um Mago porque apenas os Istari, seres divinos enviados como representantes diretos dos Vala ostentam este título. Acho que Tom Bombadil seria mesmo um bardo/ druida em termos de classe.

    Gostei muito da adaptação. A classe mestre do conhecimento combina muito com o clérigo. Quem jogou War in the North e Lord of the Rings Online percebe que os Lore-masters of Rivendel são aquilo de mais próximo do clérigo que vemos na Terra-Média. E a adaptação do ranger feita aqui traz ele de volta aos moldes do AD&D, o que é tanto bem vindo quanto necessário.

    Se possível, eu gostaria de ver adaptações dos personagens principais da série, para que pudéssemos discutir um pouco sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Salve, nobre filho de Elrond.

    O conceito dos mestres do conhecimento foi mesmo baseado em Andriel de War in the North; ela, por usa vez, foi baseada em Elrond, um poderoso conjurador que possuía também grandes habilidades marciais.

    Seria mesmo interessante discutirmos um pouco sobre níveis e equipamentos de personagens importantes da mitologia do mestre Tolkien. Farei algo a respeito...

    ResponderExcluir