segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Conferindo clima a nossas aventuras

Saudações, bravos irmãos e irmãs!

Compartilho convosco neste pergaminho algumas preciosas lições que o tempo me ensinou. Nada complexo, original ou revolucionário. Apenas conselhos simples e úteis que merecem ser lembrados.

Independente do sistema de regras usado ou das preferências por um jogo mais estratégico ou mais interpretativo, o clima é um fator decisivo para um jogo digno de ser lembrado.


Afinal, poucos são aqueles que se recordam do número de acertos críticos tirados em uma partida, mas muitos são aqueles que se lembram com orgulho de terem derrotado o rei orc, em um combate gloriosamente descrito, mesmo que se passem anos.

Para termos um bom clima durante o jogo, alguns cuidados devem ser tomados por vós, nobres mestres da masmorra:

1) Faça suas descrições de maneira rápida, mas como se estivesses escrevendo um livro: Não digas “Vocês abrem a porta e encontram um salão escuro, com quatro minotauros lá dentro.”. Tente algo como “Após ... (nome do ladino do grupo) abrir a porta, todos se deparam com um cômodo úmido e escuro, e lá dentro, conseguem ver quatro pares de olhos vermelhos, olhando fixamente na direção da porta.” Permita a seus jogadores imaginar o que está acontecendo.

2) Descreva os combates: Após algum tempo, todos caímos no erro de descrever combates como “acertou. Levou dez pontos de dano”. Apesar de difícil, descreva de forma simples o que acontece no combate. Algo como “a clava do ogro o acertou em cheio, causando dez pontos de dano” já é o suficiente para conferir um clima mais emocionante aos combates. É muito importante que todos imaginem o combate, e não apenas se limitem a ativar poderes especiais ou subtrair pontos de vida.

3) Dirija-se ao jogadores pelo nome de seus personagens: Quando for dizer algo referente à aventura, evite usar o nome dos jogadores participantes, e incentive todos a se chamarem por seus nomes de aventureiros durante a partida. Isto faz muita diferença, acreditem.

4) Descreva pessoas, não atributos: Isso é mais raro em grupos experientes, mas ainda assim é importante lembrar. Não digas “vocês viram um guerreiro forte com 19 de força”, ou “uma linda ninfa com 20 de carisma”. É melhor “vocês viram um guerreiro gigantesco, que parece ter a força de dez homens”, ou “vocês vêem a linda ninfa, e por um instante ficam completamente paralisados, tamanha a beleza que contemplam.”

5) Dê vida a teu mundo: Descreva vossos personagens lhes dando nomes com significado e características simples, mas marcantes. O mesmo deve ser feito com itens mágicos; grandes armas merecem ser conhecidas por algo mais do que “espada +5”

6) Sempre que possível, utilize recursos externos para criar uma atmosfera mais emocionante: Músicas, imagens de localidades e de personagens podem ser facilmente encontradas nos dias de hoje em Midgard. Usados com moderação, estes recursos tornam mais nítido aquilo que vossos jogadores imaginam, criando a atmosfera perfeita para um jogo de proporções épicas. 

10 comentários:

  1. Rogério Monge da Dungeon21 de agosto de 2012 22:31

    Ah sim!

    Bons conselhos que ajudarão mestres novatos e calibrará a expressão dos veteranos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novatos e experientes! hahahahahhaha. Mestro a 17 anos e achei fantásticas as dicas.

      Excluir
  2. Hahaha, aprecio muito a sabedoria de tuas palavras, nobre monge: "ajudar novatos e calibrar veteranos".

    Realmente, este é exatamente o caso aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, estou precisando calibrar meu nivel para mestrar... ta osso!

      Excluir
    2. Hahaha, somos dois, velho amigo!

      Excluir
  3. Grato, bravo irmão! Esperam que possam ser úteis em vossa mesa.

    ResponderExcluir
  4. Boa. Principalmente a 1ª dica. Já tive bons momentos ao narrar algo de forma "vaga", deixando cada jogador interpretar a situação/criatura segundo o limite de sua imaginação. No fim sempre acaba em gargalhada.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, é nestas horas que kobolds se transformam em lobsomens e vice-versa...

    ResponderExcluir
  6. Por favor poste tudo sobre o deus Loki!!! O meu deus favorito:)

    ResponderExcluir