terça-feira, 3 de abril de 2012

"Nove Mundos" no concurso de cenários da REDBOX

Saudações, nobres irmãos!

Meus corvos me informaram que dentro do concurso de nossos nobres irmãos da REDBOX surgiu um cenário nórdico intitulado "Os Nove Mundos", trazendo, além do mesmo nome, diversos elementos do cenário criado por mim e publicado no livro básico do ASGARD RPG ano passado.

É possível que tudo não tenha passado de uma enorme coincidência, mas gostaria de deixar claro que o cenário  no concurso da REDBOX NÃO É aquele criado e desenvolvido por mim nestes Salões.

5 comentários:

  1. Muito estranho tal coisa
    Eu tbm tinha visto

    Mas com a desclassificação de alguns cenários
    Por terem material jah publicado
    Eu suspeitei q nao era de sua autoria (continuar na paraada com o ocorrido acima)
    Pois não faz parte do seu perfil.

    Estava esperando um pronunciamento da redbox ou seu.

    De qualquer forma,
    Eu não gOstei da atitude do participante
    Seja ela de copiar ou promover seu cenário
    Salvo, realmente ser uma enooorme coincidencia.

    ResponderExcluir
  2. Eu partilho de teu sentimento, nobre Jacome.

    Quando soube disso, entrei em contato com nossos irmãos da REDBOX, dizendo educadamente que, apesar da mitologia nórdica ser considerada domínio público e que tudo poderia mesmo ser uma coincidência, havia semelhanças demais entre este cenário do concurso e o que eu estive desenvolvendo ao longo do último ano. Os administradores da REDBOX foram bastante solícitos, afirmando que iriam averiguar se o cenário apresentado era ou não uma espécie de cópia daquele que eu já havia mostrado em ASGARD RPG, e que se fosse este o caso, tomariam as medidas cabíveis.

    De forma alguma quero insinuar que apenas eu posso trabalhar com este tema, mas o fato de até mesmo o nome do cenário ser exatamente igual fez com que eu me indagasse se isto poderia ou não ser uma mera, porém imensa, coincidência.

    ResponderExcluir
  3. Mera coincidência ou não, cabe aos organizadores do concurso avaliarem. Concordo que o tema é de domínio publico e talvez o concorrente tenha utilizado o nome pegando da mitologia celta.

    Eu mesmo tive problemas para escolher o nome do RPGames Brasil. Quando lancei no google somente a palavra RPGames, encontrei um site com o nome. Para evitar a questão de plagio e manter a alusão a RPG, acrescentei o "Brasil".

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, vocês são mesmo muito bacanas e compreensivos, mas para mim, isto está com cheiro de plágio. A sacanagem é que muita gente votou naquele cenário pensando que fosse o do Odin (meu grupo inteiro, apenas para citar um exemplo).

    Espero que o pessoal da redbox faça alguma coisa a respeito.

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito mesmo por isso, nobre irmão. Hei de conversar novamente com os administradores do concurso quando a próxima fase se iniciar.

    ResponderExcluir