quarta-feira, 14 de março de 2012

Classes nos Nove Mundos: Shamans para D&D 3

Saudações, nobres almas!

Trago-vos aqui uma adaptação da classe Shaman para Dungeons and Dragons, usando como base a classe clérigo presente no Livro do Jogador. Apesar de voltada para a ambientação Os Nove Mundos, ela pode ser usada em qualquer cenário de campanha.

O Shaman é um guerreiro spiritual que usa sua conexão com o mundo dos espíritos para guiar seu clã ou tribo em um caminho de honra e equilíbrio. Ele é capaz de ver e se comunicar com seres invisíveis para olhos destreinados, e em tempos de necessidade, estes seres recorrem a você para obter algum tipo de ajuda. Em compensação, eles lhe emprestam seus próprios poderes e lhe oferecem conselhos úteis que auxiliam você e seus aliados dentro e fora do campo de batalha. O shaman recebe seus poderes dos espíritos da natureza e da força de seus ancestrais.


Shamans possuem uma forte ligação com o vento, pois é dele que extraem grande parte de seu poder e compreensão sobre o universo*. Outra característica forte em um shaman é que ele se mantém sempre neutro em relação ao eixo ordem e caos, mas sempre defende um lado definido no eixo bem e mau. Assim, shamans podem ser bons ou maus, mas nunca totalmente neutros. Shamans bons geralmente atuam como guardiães e protetores onde quer que estejam, enquanto os maus agem como verdadeiros agentes da destruição, submetendo inclusive demônios à sua vontade.

Apesar de manterem boas relações com os druidas, os shamans são comuns apenas entre raças que não possuam nenhuma tradição druídica. Assim, eles são encontrados principalmente entre aesires e anões, e muito raramente entre elfos e vanires.

* Em culturas nórdicas, celtas, xintoístas, e principalmente animistas, acreditava-se que o vento transmitia aos dignos o conhecimento e poder dos espíritos da natureza e dos ancestrais dos mortais.

Restrição quanto a multiclasse: Shamans que deixem a classe para adquirir níveis em outras não podem mais evoluir na classe Shaman.

INFORMAÇÕES DE JOGO

Em D&D, a classe shaman usa como base as informações de jogo do Clérigo; as duas classes possuem o mesmo número de magias por dia, conjuram magias divinas baseadas em sua Sabedoria, preparam magias diariamente e possuem os mesmos bônus de base de ataque e resistências. As diferenças são:

• Shamans não recebem a habilidade Expulsar Mortos Vivos.

•Shamans não podem converter magias de cura espontaneamente. 

•Shamans não têm acesso a magias de ressurreição.

• Shamans podem usar escudos grandes e pequenos, mas não sabem usar nenhuma armadura.

Habilidades Adicionais

Perícias de classe: Shamans possuem as seguintes perícias de classe adicionais: Cavalgar, Observar, Sobrevivência e Conhecimento (natureza).

Pontos de Perícia: Shamans recebem 4 pontos de perícia a cada nível + seu modificador de Inteligência.

Proficiência com Armas: Shamans são proficientes com todas as armas simples e uma das seguintes armas comuns: machado de guerra, martelo de guerra, lança longa ou foice longa.

 Habilidades Especiais

Nível
Habilidades Especiais
01
Domínios Shamanísticos
02

03
Proteção dos Espíritos
04

05

06
Benção dos Ancestrais 1 vez/ dia
07

08

09

10
Dádiva do Vento 1 vez/ dia
11

12
Benção dos Ancestrais 2 vezes/ dia
13

14

15
Dádiva do Vento 2 vezes/dia
16

17

18
Benção dos Ancestrais 3 vezes/ dia
19

20
Olho de Odin, Dádiva do Vento 3 vezes/dia


Descrição das Habilidades

• Domínios Shamanísticos: Todos os shamans começam conhecendo o domínio do Ar, possuindo suas magias adicionais e o poder concedido do domínio. Shamans de tendência boa recebem também o domínio do Bem, enquanto shamans maus recebem o domínio do Mal.

• Proteção dos Espíritos: Os shamans recebem um bônus de deflexão em sua CA igual a seu ajuste de Sabedoria. Além disso, ele recebe um bônus adicional de +1 em sua CA a cada 5 níveis. Se o shaman por algum motivo usar uma armadura, este bônus é imediatamente perdido.

• Benção dos Ancestrais: O shaman recebe um bônus de aprimoramento de + 6 em sua força, +1 Pv por nível e seu bônus de base de ataque passa a ser igual a seu nível de personagem. Esta habilidade tem duração de 1 minuto/ nível de Shaman, e seus bônus não são cumulativos com as magias Poder Divino, Força dos Justos ou Força de Touro.

• Dádiva do Vento: O shaman é capaz de se comunicar com os espíritos da natureza e de seus ancestrais para pedir conselhos e informações úteis. Esta habilidade funciona exatamente como a magia Adivinhação, mas deve ser sempre usada em ambientes abertos ou onde haja alguma corrente de vento natural.

• Olho de Odin: O Shaman passa a estar sob efeito constante da magia Visão da Verdade.

6 comentários:

  1. Boa,
    Tem bem mais personalidade q os xamãs das versoes oficiais.

    Essa benção dos ancestrais transforma o bixu no cão
    ^^

    Em geral achei justo, jogável e o mais importante saboroso.

    ResponderExcluir
  2. PELO MARTELO DE THOR!!!

    Esta classe ficou muito porrada. Como o jacome disse, muito melhor do que as babaquices oficiais que já foram feitas com essa classe. Ele não é tão poderoso quanto o clérigo em alguns pontos, mas é capaz de se garantir muito bem na linha de frente na hora do combate.

    Vou mostrar pro pessoal da minha mesa, e pode ter certeza que esta será minha próxima classe de personagem.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenham gostado, bravos amigos.

    Antes de utilizar a classe, peço apenas que observem duas pequenas, mas importantes informações que estavam antes faltando (já as acrescentei ao texto):

    1) Shamans não podem usar magias de ressurreição como clérigos.

    2) Shamans não sabem usar armaduras, mas recebem além de seu modificador de Sab na CA um pequeno bônus a cada 5 níveis, como descrito na habilidade Proteção dos Espíritos.

    ResponderExcluir
  4. Rogério"Monge da Dungeon"15 de março de 2012 13:40

    Excelente versão desta classe. Tem mais "cara" de shaman que as demais versões, como bem salientou o jacome. Tanto os benefícios quanto as restrições esta coerente com a idéia geral. Esta equilibrada embora, num primeiro momento, não fique aparente.

    Ficou realmente muito bom! Eu jogaria com um, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Rogério, Jacome e Warrior.

    Esta foi a melhor adaptação já feita para a classe shaman. Forte, mas muito equilibrado.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Grato pelos elogios e comentários, bravos aventureiros.

    Espero que façam bom uso da classe em vossas campanhas.

    ResponderExcluir