quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Blades & Magic: Pequenas Modificações

Saudações, nobres almas!

Trago-vos duas modificações feitas no sistema com base em vossas valorosas contribuições e comentários:











1) PONTOS DE VIDA

Os PV iniciais de um personagem serão dados de acordo com o valor do atributo Físico, conforme a tabela abaixo:

Valor do Físico
Pontos de Vida Iniciais
6-7
3
8-9
4
10-11
5
12-13
6
14-15
7
16-17
8
18-19
9
20-21
10
22-23
11

A estes PVs iniciais, são somados os bônus de classe do personagem:

Classe do Personagem
Bônus nos PVs
Guerreiro, Paladino, Bárbaro e Monge
+ 12
Clérigo, Druida, Ranger, Elementalista e Shaman
+ 8
Magos, Ladinos e Bardos
+ 4

O critério para determinar a quantidade de PVs de cada classe foi simples; quanto mais voltada para o combate corpo-a-corpo, mas PVs a classe recebe.

2) ATRIBUTOS

Todo personagem começa com o valor 8 em todos os seus atributos, e recebe 20 pontos para distribuir entre seus atributos como bem preferir.

Existe um valor máximo inicial que um personagem pode ter em cada atributo, dependendo da sua raça. A raça também define o valor máximo natural que um personagem pode vir a ter em cada atributo; o valor máximo permitido é sempre 6 pontos acima do máximo inicial da raça.

Raça
Valor Máximo inicial
Anões
Físico 20, Agilidade 16, Intelecto 18, Presença 18
Elfos
Físico 16, Agilidade 20, Intelecto 18, Presença 18
Gnomos
Físico 14, Agilidade 18, Intelecto 20, Presença 20
Halflings
Físico 14, Agilidade 22, Intelecto 18, Presença 18
Humanos
Físico 18, Agilidade 18, Intelecto 18, Presença 18
Meio elfos
Físico 18, Agilidade 18, Intelecto 18, Presença 18
Meio orcs
Físico 20, Agilidade 18, Intelecto 16, Presença 18

Valores abaixo de 10
Quanto um personagem possui algum atributo com valor abaixo de 10 (independente da raça escolhida) significa que além das implicações normais de jogo, ele terá certas penalidades que podem ser exploradas no contexto interpretativo do jogo pelo mestre:
Atributo
Penalidade
Físico
O personagem se cansa fácil, e tem dificuldades para erguer muito peso.
Agilidade
O personagem é um pouco descoordenado, tendo dificuldade para realizar tarefas que requeiram coordenação motora ou sutileza.
Intelecto
O personagem tem o raciocínio muito lento e uma memória ruim, tendo dificuldade para entender assuntos mais complexos ou para guardar informações.
Presença
O personagem tem a vontade fraca e normalmente se deixa influenciar muito facilmente por outros, tanto para o bem quanto para o mal.

10 comentários:

  1. Vamos ver o que achei:

    PVs: ta legal, mas talves fique num certo desequilibrio pois: um guerreiro com fisico 16 teria 28 pontos de vida(por exemplo) e um mago com fisico 10 teria 9 pontos de vida. Claro que um mago é bem menos vigoroso que um guerreiro, mas acho que não é pra tanto, seriam 19 pontos de diferença.

    Limites raciais: eu acho que talves os limites estejam muito altos, tipo, um elfo pode ficar com físico 18 e agilidade 12 (por exemplo), enquanto um anão pode ter fisico 12 e agilidade 18. Sei que um jogador coerente não vai fazer isso e qualquer mestre pode proibir, mas talves um limite menor ou um valor minimo em certo atributo seja bom (exemplo: halfling precisa de no minimo 14 de agilidade).

    Valores a baixo de 10: na verdade não gostei muito da tabela, se a iadeia do jogo é ser simples esse tipo de regras não deve existir, acho que os redutores daríam conta, esse tipo de rolagem pode deixar o jogo mais lento e algumas vezes "chato" para alguns jogadores. Mas vale lembrar que é raro ter um atributo a baixo de 10, então essa tabela não seria muito usada.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas considerações, Medieval Tales

    1) Hahaha! Eu assustei quando vi teu exemplo, mas na verdade, acho que tua conta não estava correta, caro amigo. Um guerreiro com 16 de Físico teria 20 PV (não 28). Um mago com Físico 10 teria de fato 9 PV. A diferença é muito significativa, porém, não chega a ser tão grande quanto mencionastes, especialmente porque um mago não tem necessidade de estar em combate direto e pode causar muito mais dano do que um guerreiro.

    2) Pensando bem, concordo contigo nos dois pontos. Os valores realmente estão altos demais, e valores mínimos são mesmo necessários para que o mestre não precise ficar controlando jogadores "sem noção"

    3) Da mesma forma que é possível que certos jogadores façam, digamos, elfos com 18 de Físico e 12 de Agilidade, infelizmente é comum que "apelões" resolvam deixar ao menos 1 atributo abaixo de 10 para jogar mais pontos em outros, e a tabela serve justamente para frear um pouco estes comportamentos. Mas estas certo quanto ao fato dos testes deixarem o jogo mais lento. Por isso, vou eliminá-los e deixar a tabela mais simples e voltada para a interpretação.

    Muito obrigado por vossas considerações, Medieval Tales. Foram muito proveitosas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que matemática a miha hehehe. na verdade eu confundi, neste caso, a tabela de vida está muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Dessa vez eu concordo com tudo dito pelo camarada Medieval Tales.
    Acho os valores iniciais muito extremos, a tabela de testes desnecessária, e tabela de Físico/Pvs muito boa...

    ResponderExcluir
  5. Os pvs ficaram mesmo muito bons, e todo o resto para mim precisa só de alguns ajustes, como o medieval e o falcão disseram.

    Lendo a resposta do Odin eu entendi porque o teto da maioria dos atributos fica no 20, mas vocês tem razão, e ficará melhor se isso estiver mais baixo.

    Por exemplo, um elfo poderia ter máximo inicial de Físico 14, Agilidade 16, Intelecto 16 e Presença 16, indicando que eles são ágeis, inteligentes e tem forte presença, mas são mais frágeis. Apenas um exemplo...

    A tabela de atributos baixos deve existir na minha opinião, mas apenas com sugestões para o mestre explorar, sem citar testes ou regras.

    ResponderExcluir
  6. Acho que pra não limitar muito a média deveria ser 18, assim um himano teria todos os limites iniciais 18.
    XD

    ResponderExcluir
  7. Sim, a tabela de atributos baixos será mantida, mas com um caráter apenas interpretativo. Quanto aso atributos, deixemos o máximo inicial (padrão dos humanos) em 18, para impor um limite e ao mesmo tempo não muito restritivo.

    Assim, um elfo teria como Fis 16, Agi 20, Int 18 e Pre 18 como máximo inicial, e um anão teria Fis 20, Agi 16, Int 18 e Pre 18.

    ResponderExcluir
  8. Se quiser alterar logo no post, é até bom.

    ResponderExcluir
  9. Sim, a alteração acabou de ser feita.

    ResponderExcluir
  10. Novo sistema pintando na área? To hiper desatualizado!

    ResponderExcluir