sábado, 26 de novembro de 2011

Blades & Magic: Classes - Guerreiros

Saudações, bravas almas!
Convosco, os guerreiros de Blades & Magic!

GUERREIRO
Como guerreiro, você é um verdadeiro mestre de armas e senhor do campo de batalha. Durante sua vida, você foi treinado para usar com maestria virtualmente todos os tipos de armas e armaduras existentes. Em combate, você é o primeiro a adentrar o campo de batalha no intuito de conter os inimigos mais ferozes e proteger seus companheiros. Seu treinamento permite inclusive que você alterne sua postura de combate e armas para ajustar seu estilo de acordo com o que a situação pede.

Bônus de Pontos de Vida: 12
Habilidade com Armas: Todas
Habilidade com Armaduras e escudos: Todos

Perícias de Classe
Descrição da perícia
Graduações Iniciais
Penalidade Por Armadura
CAVALGAR
Permite que você cavalgue e controle montarias em combate
4
Não
VIGOR
Permite realizar tarefas físicas como escalar, saltar, correr ou nadar
4
Sim

APTIDÕES
 Como um guerreiro iniciante, você domina o 1º nível de 1 aptidão à escolha:

AMBIDESTRIA
• Nível 1: você é capaz de lutar empunhando uma arma média em cada mão ou até mesmo usando seu escudo para atacar, desferindo um ataque adicional em cada rodada. Lutar desta forma lhe impõe um redutor de -2 nas jogadas de ataque,
• Nível 2: A penalidade por lutar com duas armas cai para -1.
• Nível 3: Você recebe um bônus de +1 em sua Iniciativa quando lutar com duas armas.
• Nível 4: Você recebe um bônus de + 1 em sua Defesa quando lutar com duas armas.
• Nível 5: penalidade por lutar com duas armas cai para 0.

ATAQUE DEVASTADOR
• Nível 1: Usando uma arma de duas mãos, você é capaz de desferir golpes devastadores às custas da precisão. Você pode tirar até 2 pontos de seu Ataque e acrescentar o mesmo valor a seu dano.
• Nível 2: Você pode tirar até 3 pontos de seu Ataque e acrescentar o valor a seu dano.
• Nível 3: Você pode tirar até 4 pontos de seu Ataque e acrescentar o valor a seu dano.
• Nível 4: Você pode tirar até 5 pontos de seu Ataque e acrescentar o valor a seu dano.
• Nível 5: Além dos benefícios anteriores, você recebe um bônus fixo de +2 em todas as suas jogadas de dano usando armas de duas mãos.

COMBATE COM ESCUDO
Nível 1: Você faz melhor proveito do seu escudo, recebendo Redução de Dano 1 quando estiver empunhando um.
• Nível 2: Você realizar 1 ataque adicional com seu escudo a cada rodada, impondo um redutor de -2 em suas jogadas de Ataque e Defesa.
• Nível 3: Você recebe um bônus de +1 em sua Defesa ao lutar com um escudo.
• Nível 4: A penalidade por atacar usando um escudo é reduzida para -1 no Ataque e Defesa.
• Nível 5: Seu bônus de Redução de Dano passa a ser +2.

POSTURA DE COMBATE
• Nível 1: Você pode optar por adotar uma postura ofensiva (recebendo um bônus de +1 em seu Dano) ou defensiva (recebendo um bônus de +1 em sua Defesa). As posturas de combate podem ser trocadas a cada rodada.
• Nível 2: os bônus conferidos aumentam para +2.
• Nível 3: os bônus conferidos aumentam para +3.
• Nível 4: os bônus conferidos aumentam para +4.
• Nível 5: os bônus conferidos aumentam para +5. 

18 comentários:

  1. Hum, parece bem simples. É difícil jugar essas habilidades sem um playtest, então, n tenho como avaliar por enquanto.
    Mas isso é so uma demonstração ou a classe so terá essas aptidões?
    Aguardo o shamã (que pela enquete é o próximo).

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  2. Sim, a intenção é realmente esta, deixar as coisas bem simples e sem "combos" ou coisas do gênero.

    A ideia que tenho do guerreiro é de um combatente extremamente versátil, que apesar de especialista em um determinado sub estilo (duas armas, espada escudo, arma de duas mãos...) é capaz de lutar impecavelmente tanto com uma espada em cada mão quanto com uma lança pesada ou combinando espada/ machado a um escudo.

    De início, cada classe terá apenas 4 habilidades. À primeira vista, isto parece pouco, mas levando em conta que evoluir cada nível custa 2 pontos de xp, um personagem que gastasse APENAS no aprimoramento de suas aptidões de classe precisaria jogar exatas 38 aventuras para ser um verdadeiro mestre. Considerando que um personagem ainda poderá aumentar atributos, aptidões raciais, PVs, Ataque, Defesa e perícias, mesmo com apenas 4 habilidades de classe será possível jogar muito com um mesmo personagem.

    E evidentemente, dentro de cerca de 6 meses após o lançamento do livro oficial, teremos suplementos trazendo mais aptidões, magias, equipamentos... Meu ponto é que o livro básico de Blades & Magic será bastante simples e sucinto, mas com material suficiente para jogar longas campanhas.

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  3. Pois é, eu tbm tinha cauculado os 38 hehe.
    Quero ver outras classes, ja q n tem necromante, o shamã vai invocar esqueletos? Se n, qual classe terá invocações? Acho que habilidades de invocação se encaixarão bem nessas aptidões.

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  4. Na verdade teremos um necromante e um bruxo, junto a um suplemento que tratará de classes e raças "do mal".

    Todas as classes que lidam com magias terão invocações; os magos, em especial, terão acesso a vários tipos de criaturas. No caso do Shamã, ele invocará versões espirituais de animais.

    Assim que possível postarei outra classe para que possamos fazer algumas comparações.

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  5. Ficou muito bom, grande pai!

    Guerreiros são minha classe favorita, e achei ótima a ideia de poucas habilidades (afinal de contas, este é para ser um sistema simples). E as habilidades estão muito interessantes, porque se você dominar 2 delas, já é um guerreiro muito bom, e se tiver um bom conhecimento sobre todas (sei lá, nível 3 em cada), você estará pronto para qualquer situação de combate, pois poderá lutar bem contra muitos oponentes ou contra apenas um só que seja mais forte.

    Ter poucas perícias para se preocupar e não precisar jogar pontos nelas foi outra benção!

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  6. Creio q o mago tenha mais habilidades ja que há uma grande diversidade de magias.

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  7. Realmente interessante, um apontamento que devo fazer é que as habilidades concedessem manobras extras em si mesmas, ao invés de apenas aumentar mudar a área de dano, como por exemplo:

    AMBIDESTRIA, nível X: se o personagem atingir um oponente com ambas as armas ele pode dilacerar este, causando 1d6 de dano direto nos PVs do alvo.

    Ou algo assim, acho interessante por colorir mais o estilo... Mas ainda assim ficou muito bom...

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  8. É uma boa sugestão, realmente.

    Vou pensar a respeito, nobre amigo.

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  9. Outra coisa, ao invés de cavalgar eu colocaria CONDUÇÃO, pq se o guerreiro quiser ser um pirata condução (navios), um soldado condução (vagão de guerra, arma de cerco), um guarda-costas, condução (carruagem), um cavaleiro condução (montaria), tipo é mais abrangente...

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  10. Talves seja exatamente pelo fato de ser mais abrangente que ele n~]ao colocou condução.

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  11. Exato. Como Blades & Magic tem como premissa principal ser simples, estes tipos de assunto como perícias de ofício (armeiro, carpinteiro...) ou armas de cerco, etc, ficarão totalmente a cargo do mestre decidir. O mestre pode, por exemplo, que por um personagem pertencer à classe guerreiro, ele estaria familiarizado com o uso de máquinas de cerco, e se um jogador decidir criar um personagem bem familiarizado com áreas portuárias, o mestre pode entender que ele é capaz de conduzir navios, ou amo menos possui em bônus significativo para tanto.

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  12. Não precisa haver a especialização a frente, apenas o nome por ser mais generico, eu sei que a especialização pode subenteder-se pelo background do personagem...

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  13. Legal... bem completo e da um sentido de evolução!

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  14. Esta é uma matéria que eu fiz, sobre sistemas, se alguem quiser da uma olhada... Agradeço...

    http://redutodobucaneiro.blogspot.com/2011/11/dicas-de-mestre-porque-criar-um-novo.html

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