segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Blades & Magic: Atributos




Saudações, nobres aventureiros!

Iniciando esta série de pergaminhos sobre nosso mais novo sistema, o Blades & Magic, comecemos falando um pouco sobre os atributos do jogo.


1. ATRIBUTOS
Todos no universo de Blades & Magic, desde o mais insípido goblin ao mais poderoso dragão, possuem 4 atributos que definem suas características, forças e fraquezas. Os atributos em Blades & Magic são:

FORÇA: Representa sua força e vigor físico. Interfere diretamente em sua capacidade de resistir a castigos físicos, carregar peso e no dano que você é capaz de infligir com seus ataques corpo a corpo.

AGILIDADE: Representa sua velocidade, agilidade e coordenação motora. Interfere diretamente na sua velocidade de reação dentro de um combate e em sua capacidade de se esquivar de armadilhas e certas magias.

INTELECTO: Representa sua inteligência e capacidade de raciocínio. É extremamente importante para conjuradores de todos os tipos, pois é o poder de seu intelecto que define a eficácia das magias conjuradas.

PRESENÇA: Representa sua força de vontade e resolução frente ao perigo. É importante tanto para homens de armas que precisam ser bravos diante das mais horrendas criaturas quanto para conjuradores, pois é a presença que define a quantidade de seu poder mágico.

Em termos de jogo, cada atributo afeta certas estatísticas:

FORÇA (FOR): Dano causado com armas de combate corpo-a-corpo, Pontos de Vida iniciais e resistência contra venenos e certas magias que afetam o corpo.

AGILIDADE (AGI): Iniciativa, dano causado por armas de ataque à distância e resistência para escapar de armadilhas e dos efeitos de certas magias.

INTELECTO (INT): Capacidade de aprender magias, dificuldade de resistência das magias de personagens conjuradores e resistência de algumas magias que afetam a mente.

PRESENÇA (PRE): Resistência contra efeitos de medo ou certas magias que afetem a mente e quantidade inicial de Mana de certas classes.

É importante lembrar que os atributos em Blades & Magic NÃO afetam o nível total que um personagem possui em uma determinada perícia, da mesma forma que não afetam o valor do Ataque e Defesa de um personagem. Estas estatísticas são definidas apenas pela soma de bônus de classe com eventuais ajustes raciais, e aumentam apenas quando um personagem gasta pontos de experiência adquiridos a cada aventura. Isto é feito para garantir que o jogo permaneça o mais simples e dinâmico possível.

VALORES E AJUSTES DE ATRIBUTOS
Para personagens humanos, os atributos vão inicialmente de 08 (ruim) a 20 (extraordinário). Os ajustes conferidos por estes atributos são determinados da seguinte maneira:

Valor do atributo
Ajuste
08- 09
-1
10-11
0
12-13
+1
14-15
+2
16-17
+3
18-19
+4
20
+5

Todo personagem recém criado começa o jogo com 55 pontos que devem ser distribuídos entre os atributos.

Citando alguns exemplos:
Anárion é um paladino que possui For 16, Agi 12, Int 10 e Pre 17
Lenora é uma clériga que possui For 12, Agil 14, Int 13 e Pre 16
Lark é um guerreiro que possui For 17, Agil 13, Int 12 e Pre 13
Aramil é um mago que possui For 10, Ágil 14, Int 16 e Pre 15
Karita é uma ladina que possui For 12, Agil 17, Int 13 e Pre 12

No próximo pergaminho, discutiremos como serão feitas as jogadas de dados. Meus agradecimentos especiais aos irmãos Falcão Branco e J Neves IV pelo apoio a este novo projeto.

15 comentários:

  1. Cara, muito bom, parece que vai ficar bem legal, ja gostei dos atributos, muito simples, dinamicos e com modificadores e tudo.
    To até pensando num sistema aqui, acho que vou pegar essa tabelinha de ajustes se não se importar hehe.
    XD

    ResponderExcluir
  2. Tenha certeza que Odin não se importara medieval tales!
    Agora eu cheguei a cogitar uma tabela mais especifica pros atributos levando em consideração serem poucos, seria legal umas tabelas mais aos estilos dos rpg oldschool...

    ResponderExcluir
  3. Agradeço, antes de mais nada, a menção honrosa. Gostei bastante da divisão mais simples dos atributos e por serem poucos fico tentado a concordar com o Falcão. talvez uma caracterização individual seja interessante. Apesar da forma como está deixar tudo muito mais rápido e prático.

    ResponderExcluir
  4. A variando do que se tenha em cada atributo J. Neves, a caracterização individual só ajuda, por exemplo algo que me agrada muito é quando em inteligencia/mente/sabedoria tem um valor de atenção pro mestre tipo 1-3 no d6, acho util e ajuda muito, e é mais ágil que um teste de pericia...

    ResponderExcluir
  5. Acho que FISICO se encaixaria melhor do que Força, nos nomes de atributo...

    ResponderExcluir
  6. Achei excelente, grande pai.

    Os atributos mais simples ficaram bem interessantes. Se você é um combatente, precisa de força e agilidade altos, e se é um conjurador, precisa de intelecto e presença altos.Não temos aqui um atributo "descartável" como o carisma, que praticamente todo mundo deixa com o valor mais baixo porque é o atributo que menos faz diferença.

    Gostei mais do nome força do que físico, apesar dos dois serem igualmente bons. O que acho que não seria legal - sem ofensas a quem sugeriu isso - seria encher o jogo de tabelas, porque se o objetivo é deixar a coisa mais simples e rápida, tabelas como aquelas do gurps ou algumas do ad&d não ajudam na minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. Warrior of Ice não são tabelas imensas, como os valores são mais restritos, as tabelas tbm seriam, e por serem poucos atributos, uma tabela para cada com uma coisa extra além do modificador seria ótimo, chance de notar pra intelecto, um ajuste de sorte ou algo assim pra presença, um tipo de capacidade de evasão pra agilidade, e carga ou chance de quebrar e mover objetos pesados pra força pronto...

    ResponderExcluir
  8. Tabelas simples que expressem algumas habilidades adicionais poderiam ser interessantes mesmo, Falcão. E não te preocupes, Warrior of Ice, que meu objetivo com Blades & Magic é criar algo realmente simples, portanto, tomarei muito cuidado com tudo que é acrescido ao jogo. Assim que eu descrever como funcionam as perícias, voltaremos a este tópico, e quem desejar mandar sugestões sobre tabelas via e-mail, sinta-se à vontade.

    E gostei do nome "Físico" para o atributo. Acho que ficará melhor do que Força mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Grande Odin, mandei as sugestões de tabelas próprias em seu email...

    ResponderExcluir
  10. Gostei das sugestões, Falcão. Especialmente no que se refere a bônus negativos por valores muito baixos de atributos.

    Usarei esta mecânica de valores, mas ainda vou pensar melhor sobre a inserção de tabelas.

    De qualquer modo, todas as opiniões dadas têm ajudado, portanto, registrai aqui vossas idéias, bravos filhos de Asgard.

    ResponderExcluir
  11. Respeito muito as opiniões do irmão falcão, e pensando bem, acho que físico fica mesmo melhor do que força. Mas as tabelas para mim continuam não parecendo uma boa ideia porque não são necessárias neste tipo de sistema.

    Mas esta é uma decisão que apenas o grande pai tomará baseado naquilo que ele espera do blade & magic.

    ResponderExcluir
  12. Pra ser sincero as tabelas se tornam mais ou menos necessárias de sistema pra sistema, e como Odin disse que as pericias serão parecidas com as do AD&D então creio que as tabelas mais ajudaria do que atrapalhariam...

    ResponderExcluir
  13. É, parece que vamos ter que esperar pelas perícias, irmão. Mas talvez você esteja certo.

    ResponderExcluir
  14. Odin este novo sistema contara com aprimoramentos/talentos gerais? ou serão somente os de raça e classe (que pra um sistema simples eu acho melhor e mais legal, eu idealizo o blades e magic uma fusão de old dragon com dragon age)!

    ResponderExcluir
  15. Apenas raça e classe, exatamente pelo motivo que sabiamente apontastes.

    ResponderExcluir