quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ASGARD RPG: Atualizações

Saudações, nobres almas!

Dois arquivos de atualizações de ASGARD RPG serão enviados para os compradores do livro e disponibilizados para download gratuito assim que meu nobre amigo Frodo Bacchi conseguir sua carta de alforria, ou assim que Krull o Bruto arranque as cabeças daqueles responsáveis pelo tormento de nosso amigo Frodo.

Enquanto isto não acontece (estou torcendo pela segunda opção) trago-vos aqui algumas das modificações feitas no sistema de jogo, lembrando que não haverá ASGARD RPG 2 por MUITO tempo; todas as melhorias feitas no sistema serão sempre disponibilizadas de forma gratuita para quem já adquiriu o livro, e o arquivo digital do livro (à venda na REDBOX) será sempre devidamente atualizado.

1) REGRA OPCIONAL: USANDO 1D20 OU 2D10 NO LUGAR DE 3D6.

Se for desejo do grupo, é possível fazer as rolagens de perícia, resistências e atributos usando 1 dado de 20 faces (d20) ou 2 dados de dez faces (d10) no lugar dos 3d6. Isso pode ser interessante, pois torna o jogo mais rápido, já que fica mais simples somar resultados quando se rola menos dados.

• Usando 1d20, o número 20 é considerado um acerto crítico e o número 1 é considerado uma falha crítica.

• Usando 2d10, o resultado 10/10 na jogada de dados é considerado um acerto crítico, e o resultado 1/1 é considerado uma falha crítica.

Porque esta regra opcional foi criada: Primeiramente, para tornar o jogo mais ágil rolando-se menos dados (isto facilita somar o resultado dos dados aos bônus de perícias e resistências). Outra razão é que vários grupos de jogos são bastante “afeiçoados” a seus D20 ou D10, e esta modificação simples permitem que estes dados possam ser usados normalmente.

2) INICIATIVA

3d6 + média do ajuste de Agilidade e Prontidão – Penalidade de armadura

Porque esta alteração foi feita: Observando o que ocorre em combates reais, aquele que consegue atacar primeiro não é necessariamente o mais rápido; quem consegue agir primeiro geralmente possui um bom equilíbrio entre velocidade (Agilidade) e atenção (Prontidão). Por conta disto, a Iniciativa agora é calculada pela média entre estes dois atributos.

3) DEFESA

10 + valor da iniciativa + bônus de escudo + bônus de Combate com Armas*

* Bônus de Combate com Armas: A cada 2 graduações (pontos de perícia jogados) em Combate com Armas com a arma que estiver usando no momento, você recebe um bônus de +1 em sua Defesa.

Porque esta alteração foi feita: A Defesa representa no jogo a capacidade de esquivar e bloquear golpes. Ambas as habilidades dependem tanto da Agilidade quanto da Prontidão de um personagem, e se tornam mais difíceis de serem executadas quando se está usando armaduras pesadas. Por esta razão, a Defesa agora considera o valor de Iniciativa, que já possui um redutor natural pelo uso de certas armaduras.

Outras modificações menores foram feitas também. Em um próximo pergaminho trar-vos-ei a nova tabela de armas de ASGARD RPG.

10 comentários:

  1. AHahah, mto obrigado pelo apoio Odin! Realmente a situação está calamitosa por aqui, mas em breve estarei mais tranquilo (menos ferrado rss) e disponibilizarei tudo certinho ...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não te preocupes, nobre amigo. enviarei alguns de meus Einherjars para "conversar" com teus opressores...

    ResponderExcluir
  3. Gostei das atualizações, Odin! Ficaram bem bacanas.

    ResponderExcluir
  4. Eu e meus companheiros não iremos fazer trabalho sujo!

    Antigamente éramos prestigiados, recebíamos bons salários e lutávamos carregando orgulhosamente o estandarte de Asgard. Infelizmente os tempos mudaram, agora fomos descartados da linha de frente e nos relegam trabalhos de capangas sem honra mal-remunerados! Sem falar que fomos substituídos pelos duvidosos metal-warriors. Sim duvidosos, pois ontem eu vi dois deles falando que humanos são os primeiros entre iguais e outros comentários dessa natureza maldosa!

    Vamos nós juntar irmãos para exigir nossos direitos!
    PSEE (Partido Socialista Einherjar de Esquerda)

    ResponderExcluir
  5. Pelas minhas barbas!

    Sejas bem vindo de volta, bravo Sven Sevenson!

    Como deveis saber, eu jamais enviaria meus guerreiros para realizar qualquer trabalho indigno ou "sujo"; aquilo foi apenas uma piada.

    E vós não fostes descartados da linha de frente. O que ocorreu é que como tu não te manifestastes mais nestes Salões, outros guerreiros (os metal warriors) assumiram esta posição. E estou certo de que eles ficarão felizes lutar a teu lado.

    Os comentários de natureza maldosa foram feitos por Gronark, que estava "interpretando" nosso irmão Eric Adams, como já foi explicado anteriormente.

    De qualquer forma, o tesouro de Asgard está disponível para todos que empunham suas espadas com honra e bravura. E agora que voltastes, teu nome novamente será entoado pelos escaldos.

    Recuperastes teu prestígio e "salário" desta forma, bravo guerreiro.

    ResponderExcluir
  6. Olá grande Odin, não poderia deixar de dar meu comentário sobre o assunto de usar 1d20 ou 2d10. Só um aviso: o crítico com o d20 nesse caso seria equivalente a 5%, enquanto o crítico usando 2d10 seria 1%, uma diferença de 5 vezes.

    ResponderExcluir
  7. Bom eu acho que pra se adotar essas mudanças teria sido melhor você grande odin ter feito um OpenGame, com regras de magia sutil classes alteradas e tudo, mais, se vc vai adotar agora o padrão d, creio que descaracterize a ideia principal do sistema! mas ainda assim as mudanças estão bem feitas...

    ResponderExcluir
  8. Bem observado, nobres amigos.

    A chance de uma acerto crítico usando um D20 é mesmo maior do que usando 2d10, mas como a chance de falha crítica também obedece este padrão, as coisas ficam equilibradas no final. Optando pelo d20 teríamos uma maior chance de críticos e falhas, enquanto com 3d6 ou 2d10 esta chance seria menor.Tudo depende de como o grupo prefere que seja o clima de seu jogo.

    A ideia de usar outros dados não muda em nada o sistema original, e como eu mencionei antes, é apenas uma regra opcional, que deve ser usada apenas se o grupo de jogo acreditar que isto tornará a partida melhor ou mais interessante.

    A ideia principal do sistema é ser simples e flexível, por isto creio que a opção de usar dados diferentes não o descaracterizaria no final das contas.

    De qualquer forma, agradeço muito vossas observações.

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu não sou nenhuma especialista em regras, mas gostei bastante da história de usar percepção e agilidade na defesa e na iniciativa. Isso ficou muito coerente, principalmente porque se você usa uma armadura completa, é natural que seus movimentos fiquem mais restritos.

    O negócio dos dados também é bacana, principalmente porque é opcional no sistema. Meu irmão joga d&d e old dragon e dizia que tinha dó de começar a jogar o asgardrpg porque este usava só d6. Agora, ele já está preparando uma aventura viking para jogar com esse sistema.

    ResponderExcluir
  10. Bom saber que teu irmão está preparando uma aventura para ASGARD RPG, nobre Amanda. E fico feliz que tenhas apreciado as mudanças mecânicas também.

    ResponderExcluir