sábado, 16 de julho de 2011

Aprendendo magias em ASGARD RPG

Saudações, nobres mestres da magia!

Trago-vos aqui um pergaminho sobre como funciona o aprendizado de magias em ASGARD RPG.

APRENDENDO MAGIAS

Um personagem conjurador (magos, clérigos e druidas) começa com 4 magias que lhes foram ensinadas por seus mestres e tutores. Cada um retira seus poderes de uma diferente fonte, mas todos precisam estudar muito para aprender e dominar suas magias. Para aprender novas magias do 2º nível em diante, um conjurador deve encontrar livros e rolos de pergaminhos que contenham a descrição de uma magia durante suas aventuras. Normalmente um livro de magia contém 1d6 +3 magias de uma determinada lista (este valor pode ser alterado livremente pelo mestre), e um pergaminho contém apenas 1 magia.

Para aprender uma magia é necessário algum tempo de estudo junto a livros ou pergaminhos de magia (este tempo não precisa ser ininterrupto). O tempo de estudo para aprender uma magia é de 2 dias para cada ponto de mana que a magia consuma. Ao final deste tempo de estudo, o conjurador faz teste da perícia Conjurar Magias dificuldade 10 + Mana consumido pela magia. Se passar no teste, ele aprende a magia. Se não passar, precisa começar novamente seus estudos. Um conjurador não pode usar Pontos de Bravura em seu teste de Conjurar Magias, e apenas pode aprender magias de sua própria lista (arcana, divina ou druídica) e desde que possua o nível alto o suficiente para conjurar a magia.

Exemplo: Richard é um clérigo de 2º nível que encontrou um pergaminho que continha a descrição da magia Raio Sagrado, que consome 4 pontos de mana. Como esta magia só pode ser aprendida por clérigos de 4º nível ou mais, Richard ainda não consegue compreender e aprender esta magia. Ele guarda o pergaminho, e quando chegar ao 4º nível de experiência, passará 8 dias estudando a magia. Após isso, ele faz um teste de Conjurar Magias dificuldade 14, e se passar no teste, aprende a magia. Se Richard encontrasse um pergaminho da magia Raio Arcano, este seria inútil para ele, uma vez que apenas magos podem conjurar esta magia.

IMPORTANTE: O mestre do jogo deve conversar com os jogadores que possuem personagens conjuradores e conhecer suas preferências em relação às magias que eles desejam aprender, para dar a eles uma chance justa de encontrá-las durante suas aventuras. É interessante que mestre e jogadores estejam sempre conversando sobre isso, para que os jogadores tenham liberdade de opinar sobre as magias que melhor caracterizariam seus personagens conjuradores.