quarta-feira, 15 de junho de 2011

Perícias em ASGARD RPG

Saudações, nobres almas!

Trago-vos aqui a lista de perícias de ASGARD RPG. Como podereis comprovar, ela foi feita priorizando aspectos mecânicos como simplicidade e versatilidade em jogo, e não um minucioso realismo. Algumas perícias (como Combate com Armas ou Conhecimento) são adquiridas individualmente, dependendo da especialidade escolhida.



NOME DA PERÍCIA

ATRIBUTO CHAVE

EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Avaliar

Inteligência

Descobrir o real valor de jóias, quadros e outros objetos não mágicos.

Cavalgar

Agilidade

Montar cavalos e outros animais terrestres.

Combate com Armas

Agilidade

** ver descrição

Conhecimento

Inteligência

** ver descrição

**Conjurar Magias (Exclusiva de magos, clérigos e druidas)

Inteligência

Conjurar magias arcanas, divinas ou druídicas.

Decifrar Escrita

Inteligência

Decifrar pergaminhos em outras línguas ou mensagens secretas.

** Desarmar Mecanismos (Exclusiva de Ladinos)

Inteligência

Desarmar armadilhas ou abrir fechaduras e cofres.

Disfarce

Inteligência

Disfarçar a si mesmo e a outras pessoas.

* Escalar

Força

Escalar montanhas, paredes e muros.

Escutar

Prontidão

Permite ouvir ruídos de qualquer natureza

* Furtividade

Agilidade

Esconder-se e mover-se em silêncio.

Idiomas

-

** ver descrição

Intimidar

Presença

Assustar um indivíduo ou grupo com sua presença de espírito. A dificuldade é sempre o valor de Presença do alvo mais seu nível.

Música

Presença

Você é capaz de cantar e tocar até 3 instrumentos musicais (Bandolim, harpa, flauta, rabeca...)

* Nadar

Força

Permite que o personagem nade em lagos, rios e mares.

Persuasão

Inteligência

Permite persuadir outros a agir de acordo com sua vontade.

Percepção

Prontidão

Perceber coisas e pessoas escondidas e também procurar armadilhas.

Perspicácia

Prontidão

Descobrir se alguém está falando a verdade ou não.

* Presteza

Agilidade

Se equilibrar sobre uma corda, fazer um rolamento para evitar ser atingido por um oponente. Neste caso a dificuldade do teste é igual ao acerto obtido pelo atacante.

* Prestidigitação

Agilidade

Realizar pequenos truques com as mãos, bater carteiras e esconder pequenos objetos.

**Primeiros Socorros

Inteligência

Estabilizar uma pessoa ferida. Com um teste dificuldade 15, o personagem tratado recupera 1d6 pontos de vida, e com um teste dificuldade 20, é possível neutralizar o veneno no corpo de alguém.

* Saltar

Força

Saltar fossos ou armadilhas

**Sentir Magia

Presença

Detectar a presença de magia em uma área de 18 metros de raio. A dificuldade do teste é sempre 10 + nível das magias que estão em atividade na área.

Rastrear

Permite e rastrear criaturas.

Sobrevivência

Prontidão

Encontrar trilhas em ambientes selvagens, assim como água, comida e abrigo.

Tratar Animais

Presença

Permite cuidar bem de animais de qualquer tipo conhecido.

Trovar

Presença

Compor canções, recitar poemas, ser um bom orador.

* A penalidade imposta por usar armaduras se aplica ao teste de todas estas perícias. No caso da perícia Nadar, a penalidade é dobrada.

** Estas perícias só podem ser usadas por personagens que possuam ao menos 1 graduação delas, pois requerem treinamento.

7 comentários:

  1. A perícia Rastrear tem como atributo chave Prontidão. Por causa de alguma feitiçaria profana a tabela foi corrompida e não pôde ser consertada.

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista de perícias. Cobrem de maneira simples tudo que precisamos no jogo. Vendo algumas perícias como rastrear ou percepção compreendi o porque do atributo Prontidão. É muito mais coerente do que usar sabedoria como fazemos no d&d.

    E achei legal rastrear e sobrevivência estarem separados, e a persuasão, que normalmente é associada ao carisma, ficou muito melhor ligada a inteligência.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Black em seus apontamentos! Também sou sempre grato a velocidade com que odin nos atende e finalmente gostaria de agradecer os comentarios de ambos no meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Grato, nobres amigos.

    Fico muito feliz com vossas sugestões, e sou- vos grato por vossa participação e interesse.

    ResponderExcluir
  5. CARACAS! Muito bom, o post somado a participação do pessoal, gostei d+! parabéns tanto Odin quanto os leitores!
    Vai sair um PDF disso tudo não vai não!?!

    Disso tudo = regras de Valhalla

    ResponderExcluir
  6. Hahaha, grato, nobres Dragões! Realmente, a participação de leitores e jogadores neste trabalho tem sido muito boa, e muito tenho a agradecer a vós, nobres almas que tem me ajudado com vossos conselhos nesta contenda.

    Estou realizando negociações com um de nossos nobres irmãos de armas para disponibilizar um versão online (relativamente à prova de pirataria) a um valor simbólico junto à versão impressa do material.

    ResponderExcluir
  7. Odin eu ainda tenho um apontamento, você não considera muitos atributos? 7 atributos, pelo que me dise em um email, você considerava o ideal entre 4 e 6, será que ainda daria tempo de reduzir um pouco isto?
    E o projeto de sistema realista, eu montei uma lista com classes simples estilo kits pra ele, talvez você concorde, breve te mando por email!

    ResponderExcluir