domingo, 26 de junho de 2011

Manobras de Combate e Ferimentos em ASGARD RPG

Saudações, bravos aventureiros!

Atendendo a pedidos, trago-vos algumas poucas e simples manobras de combate de ASGARD RPG e a regra opcional sobre ferimentos e penalidades.

Heis de notar que por ASGARD RPG se tratar de um jogo que preza mais o aspecto interpretativo do que o aspecto estratégico do RPG, ambos os tópicos são extremamente simples, porém funcionais.





MANOBRAS DE COMBATE

DESARMAR: Para desarmar um personagem é necessário um teste resistido da perícia Combate com Armas. O personagem que tenta usar esta manobra deixa de atacar naquela rodada, e se seu teste de Combate com Armas for melhor do que o de seu oponente, a arma do oponente cai no chão, a seus pés. Um personagem desarmado que deseje recuperar sua arma gasta uma ação de ataque e recebe uma penalidade de – 6 em sua Defesa naquela rodada.

IMOBILIZAR: Para imobilizar um alvo, é necessário um teste resistido de força (3d6 + ajuste de Força) + modificadores raciais (no caso dos monstros). Para realizar esta manobra o personagem deixa de atacar, e se seu resultado for maior do que o do oponente, ele obteve êxito. O personagem sendo imobilizado faz o mesmo teste e se conseguir um resultado igual ou maior, resiste à tentativa de imobilização e pode atacar normalmente caso ainda não tenha agido. É possível tentar imobilizar e se libertar da imobilização uma vez por rodada.

ATAQUE DE CARGA (Investida): Quando um personagem corre uma distância igual ou maior à 9 metros e ataca seu oponente, ele automaticamente ataca ofensivamente ( +2 na jogada de acerto e – 2 na Defesa) e recebe um bônus adicional de + 2 em sua jogada de dano.

DERRUBAR: Para derrubar um alvo, é necessário um teste resistido de força (3d6 + ajuste de Força). Para realizar esta manobra o personagem deixa de atacar, e se seu resultado for maior do que o do oponente, ele obteve êxito. Personagens pequenos (gnomos e goblins, por exemplo) possuem um redutor de – 4 no teste, personagens grandes (ogros e trolls) recebem um bônus de + 4, e personagens enormes (gigantes e dragões) recebem um bônus de + 8 no teste. Um personagem derrubado pode levantar e atacar simultaneamente, mas recebe uma penalidade de – 6 em sua Defesa por estar no chão e a mesma penalidade em sua jogada de ataque.

REGRA OPCIONAL: FERIMENTOS E PENALIDADES

Caso deseje que os combates em sua aventura sejam um pouco mais “realistas” de maneira simples, você pode usar a tabela de ferimentos abaixo, que impõe penalidades em todos os testes do personagem (exceto dano de magias) quando o personagem fica ferido. Quanto mais ferido o personagem estiver, maiores são as penalidades.

PORCENTAGEM DE PVS RESTANTES

PENALIDADE EM TODOS OS TESTES

Menos de 50% (menos da metade dos PVs totais)

- 4

Menos de 25% (menos de ¼ dos PVs totais)

- 6

Nota: Um personagem pode gastar 1 Ponto de Bravura para eliminar estas penalidades por 1 rodada.

4 comentários:

  1. Ótimo! Essas são as manobras principais e que realmente devem ter a atenção primária!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o falcão!

    Elas são simples e práticas de serem usadas. E gostei bastante da tabela de ferimentos também, Odin.

    ResponderExcluir
  3. Muito legais as regras adicionais Odin!

    ResponderExcluir
  4. Grato, por vossos comentários e apoio, nobres irmãos!

    ResponderExcluir