sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ladinos em ASGARD RPG

Ladinos são indivíduos astutos e extremamente ágeis, que são capazes de encontrar e desarmar as mais complexas armadilhas e de entrar (e sair) dos mais terríveis locais sem serrem vistos. Eles mesclam seus dons com habilidades semi mágicas como “desaparecer” em uma nuvem de fumaça, se esconder impecavelmente em uma sombra e escapar de grilhões e correntes de forma quase sobrenatural. Donos de uma sagacidade quase sobre-humana, eles são extremamente versáteis e mortalmente eficientes quando agem nas sombras. Muito mais do que meros ladrões, os ladinos são indivíduos que desenvolveram maestria nas artes da enganação e da furtividade, e usam seus dons incríveis para as mais diferentes finalidades.

HABILIDADE ESPECIAL: MESTRE DAS ARMADILHAS
Benefício: Ladinos recebem um bônus de + 4 em Percepção para encontrar armadilhas escondidas e um bônus de +4 em testes de Desarmar Mecanismos para desarmá-las.

APRIMORAMENTOS DE CLASSE
No 1º nível, você deve escolher dois dos seguintes aprimoramentos de classe:

ATAQUE SURPRESA
Benefício: Sempre que estiver escondido e atacar de surpresa um oponente, você adiciona +2d6 a sua jogada de dano no ataque caso o atinja.

REFLEXOS SOBRENATURAIS
Benefício: Sempre que você fizer um teste de Esquiva para se desviar de uma magia ou armadilha e for bem sucedido no teste, você ignora totalmente o dano que a estas lhe causariam.

SENHOR DAS SOMBRAS
Benefício: Sempre que você usar a perícia furtividade em um local sem iluminação ou durante a noite, você recebe um bônus de +6 no teste. Além disso, você recebe a capacidade sobrenatural de enxergar na escuridão, mesmo que esta seja mágica.

SEXTO SENTIDO
Benefício: Você é capaz de pressentir a localização de armadilhas, inimigos escondidos ou passagens secretas que estejam a até 3 metros de você. Esta habilidade lhe confere um bônus de +4 em testes de Percepção e impede que você seja atacado de surpresa (tornando-o imune ao Ataque Surpresa de outros ladinos).

VELOCIDADE DE PENSAMENTO
Benefício: Você é capaz de raciocinar e processar informações de maneira muito mais rápida do que uma pessoa normal. Esta habilidade lhe confere um bônus de + 2 em testes de Iniciativa, em sua Defesa e em todas as perícias de classe cujo atributo chave seja Prontidão.

8 comentários:

  1. Gostei do perfil da classe e das opções de habilidades. Esse estilo mais "indiana" é bem melhor que o batedor de carteiras mesmo. Achei que fosse ter alguma habilidade social, mas isso me fez pensar naquele velho problema que acontece em jogos, quando a regra substitui a interpretação, e vice e versa;

    ResponderExcluir
  2. Realmente gosto de pensar no ladino como um especialista em locais antigos, o grupo deve ter um para evitar os perigos das armadilhas de tumbas, destrancar aquela fechadura durante uma fuga e similar...Bater carteiras é nada heroico e reduz a classe a um trombadinha, que poderia ser simplesmente um plebeu com graduação em pungar!
    parabens pelas escolhas ai odin, e eu sugeriria que o golpe surpresa causasse o dobro de dano, pelo fato de valorizar mais uma adaga ou espada curta ou um bonus magico em uma arma, eu sempre gostei de garrotes mas estes são apenas em suplementos (tipo o quintessessia do ladino)....

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com vocês. O ladino precisa mesmo ser muito mais do que um batedor de carteiras. Este ladino estilo Indiana Jones e Mandrake realmente fica muito bom. Muito melhor também do que os ladinos "porradeiros" que se concentram apenas em flanqear os inimigos para dar rios de dano como se fosse um fighter.

    A falta de habilidades sociais, como o J Neves disse, não chega a ser um problema, já que isso é algo muito mais ligado à interpretação mesmo. Garrotes e katars seriam muito legais também!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tenham gostado da abordagem que usei para definir e caracterizar os ladinos de ASGARD RPG, nobres amigos. E prometo que incorporarei katars e garrotes na lista de armas do sistema.

    ResponderExcluir
  5. O garrote devia ter alguma propriedade, sei lá garrotear é mais que atacar e causar dano. Mas ainda assim obrigado! Odin venho pensando que o material de kits que lhe mandei, talvez seja melhor você me mandar as classes não magicas do teu asgard adaptado praqueles atributos como combinamos, pq eu sou muito exagerado, pra criar e balancear esse tipo de sistema, sabe eu sempre quis de verdade escrever um retroclone estilo old-dragon, mas eu não consigo (eu não tenho aquela simplicidade e praticidade), também ja quis escrever algo similar a um daemon medieval e sem magia, ao tagmar e ao 4det com talentos de dragon age rpg para facilitar e torna-lo menos anime e mais medieval...

    O pq de estar falando tanto assim, é sua generosidade de aceitar minhas criticas e sugestões, me deixa contente, pois vejo no ASGARD RPG um sistema que eu gosto e acho interessante, já penso em dar suporte pra ele no meu blog assim que ele estiver pronto e eu tiver meu exemplar em mãos!

    Mas ainda acho que estes 7 atributos são muita coisa...

    ResponderExcluir
  6. Falcão Branco, foi graças às tuas sugestões e às de J Neves IV que resolvi remover o atributo Carisma e manter "somente" 6 atributos na versão final de ASGARD RPG, . Após alguma reflexão, julguei que 7 atributos realmente seriam demais.

    Pretendo colocar habilidades adicionais no garrote, e hei de enviar-te as classes não mágicas de ASGARD RPG para que pondere sobre seus papeis no RPG medieval que estas desenvolvendo.

    E não te preocupes, pois montar um sistema equilibrado é realmente mais difícil do que parece à primeira vista.

    ResponderExcluir
  7. Acho a habilidade de Pungar algo mais ardilmente heróico. É a típica cena holywoodiana em que o vilão agarra o mocinho, tiça-o longe, mas não viu q ele pegou a chave para destruir o artefato maligno destruidor de mundos from-hell do seu bolso enquanto isso. Fato, não merece um aprim. Nem uma perícia, na verdade. Acho uma simples rolagem já daria conta disso.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a classe! Ladinos são uma das minhas favoritas. As habilidades agradarão muitos fas de MMOs onde assassinos e rangers usam camuflagem para fazer ataques de surpresa.

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir