quarta-feira, 22 de junho de 2011

Gnomos em ASGARD RPG

Saudações, nobres almas!

Após descrever um pouco os mais poderosos bárbaros e mestres da magia, falemos um pouco sobre os pacíficos e astutos gnomos (ou se preferirem, halflings) de ASGARD RPG.

GNOMOS
Altura: de 80 cm a 1,00 m
Peso: de 10 a 30 kg
Tendência geral: Bom
Idiomas Básicos: Gnomo e Idioma dos Homens.
Descrição Física: Gnomos são seres pequenos e ágeis, sendo muitas vezes confundidos com crianças humanas. Eles freqüentemente possuem um semblante infantil que esconde uma grande astúcia natural. Suas peles podem ser claras ou morenas, e seus cabelos e olhos podem ser de quaisquer cores.

Personalidade: Gnomos são alegres e extrovertidos, gostam de música, dança e boa comida. Apesar de apreciar muito uma cama confortável e um bom cachimbo com ervas, eles freqüentemente se vêm atraídos pela promessa de aventura em locais desconhecidos e de grandes tesouros escondidos. Bastante amigáveis e curiosos, os gnomos se relacionam bem com todas as outras raças.

Muitas vezes chamados de elementais da natureza, os gnomos formam um povo alegre e extremamente curioso. São extremamente ligados à natureza, tanto que constroem suas confortáveis tocas em regiões próximas a florestas e grandes lagos. Alguns chegam a construir suas moradias em grandes troncos de árvores. Nas ocasiões em que decidem se aventurar, deixam suas terras movidos por uma grande curiosidade e pela vontade de deixar suas marcas no mundo das “pessoas grandes”. Ágeis e sagazes, os gnomos tiram grande proveito de seu tamanho e suas habilidades mágicas para entrar e sai de lugares perigosos sem serem notados.

Apesar de apreciar uma bolsa cheia de moedas de ouro ou belas pedras preciosas, os gnomos não são gananciosos, e sempre que roubam algo o fazem por mera curiosidade, nunca por cobiça. Gnomos podem viver até os 400 anos, e chegam à maturidade perto dos 30 anos.

TRAÇOS RACIAIS
• Ajustes de atributo: +2 em Inteligência, -2 em Força
• Pontos de Bravura: 1
• Ajuste de Sorte: + 4
• Classes mais comuns: Druida, Mago ou Escaldo.

HABILIDADE RACIAL ESPECIAL: MAGIA DOS GNOMOS
Benefício: Um gnomo é capaz de conjurar as magias Luz das estrelas e Purificar Água e Alimentos à vontade e sem precisar gastar mana. Além disso, 1 vez ao dia você pode usar a magia invisibilidade quando estiver em uma floresta

APRIMORAMENTOS RACIAIS
No 1º nível, você deve escolher dois dos seguintes aprimoramentos raciais:

APARÊNCIA INOFENSIVA
Benefício: Você recebe um bônus de +4 em persuasão sempre que tentar pedir ajuda ou evitar um combate. Além disso, inimigos que não o conhecem o subestimam, de forma que na primeira rodada de cada combate, você recebe um bônus de +2 em suas jogadas de acerto.

COMUNHÃO COM A NATUREZA
Benefício: Você recebe um bônus de + 4 em testes de Conhecimento (Natureza) e é capaz de se comunicar com pequenos animais silvestres, como pássaros, esquilos e coelhos.

CONTADORES DE HISTÓRIAS
Benefício: Você recebe um bônus de + 4 em seus testes de Música, Trovar e Conhecimento (lendas)

LIGAÇÃO COM A MANA
Benefício: Gnomos conjuradores recebem 2 Pontos de Mana Adicional por nível.

SORTE DOS GNOMOS
Benefício: Você recebe um bônus de +2 em todos os seus testes de Sorte. Além disso, 1 vez por dia, você pode rolar novamente qualquer jogada de dados. Você deve ficar com a segunda jogada, mesmo que seja pior.

DESAPARECER ENTRE AS FOLHAS
Benefício: Você pode usar a magia Invisibilidade 3 vez por dia quando estiver em florestas, ao invés de uma única vez.


11 comentários:

  1. Muito bom, gostei das habildiades dos gnomos, ate que me de uma inspiraçao para fazer algo em minhas aventuras com gnomos hehe.
    XD

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom mesmo! Além de serem personagens com um background muito bacana, estes gnomos dão excelentes escaldos, druidas, magos ou até clérigos.

    Apesar de gostar muito dos porradeiros como anões, meio orcs (e os novos reis da categoria, os Aesires!!!)acho essas raças menos voltadas para combate físico muito interessantes. Estes gnomos ficaram nota 10.

    ResponderExcluir
  3. Me esqueci de uma coisa, Odin: Esta raça está em um formato diferente (provavelmente atualizado), colocando os arpimoramentos raciais juntos da descrição da raça. Acho que foi o falcão branco que sugeriu isso em outro post e ficou mesmo muito bacana. Teria como mostrar como ficaram as novas versões dos aesires, vanires e nornes?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu não me lembrava deles, malditos pequeninos, mas somo minha voz ao coro de aprovação.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, grato, nobres irmãos!

    E hei de atender vosso desejo, grande Black Knight.

    ResponderExcluir
  6. Fico imaginando gnomos podendo usar Aparência Inofensiva e Desaparecer Entre as Folhas e NÃO sendo ladinos! São coisas q achei bem úteis, estranhei o fato de ladino não estar entre as classes prediletas.

    Gostei da mistura com os gnomos de D&D e os hobbits de Tolkien em alguns aspectos. Ficou muito legal.

    Ligação com Mana tb é excelente para... Qq classe conjuradora, afinal. XD Imagino q elfos ou outras raças mais mágicas tb tenham Aprimoramentos semelhantes. Mas de toda forma, tudo me parece bem interessante. Meus parabéns de novo, Odin.

    ResponderExcluir
  7. Odin vc viu a sugestão que te mandei por email?
    (Espero que possa ponderá-la, você não tem ideia de como facilita e agiliza uma mesa de rpg)...

    Quanto ao gnomo, achei engraçado ele não ter ajuste de tamanho! Existira outra raça pequenina tipo os halflings? Pq em geral se compararmos os gnomos são mais magicos e os halflings mais naturais e errantes (então seriam eles os favorecidos em ladino)...

    Agora quanto as habilidades, achei o gnomo melhor do que muitas raças, realmente interessante e bem completo!

    ResponderExcluir
  8. AH! já ia me esquecendo um gnomo caçador ficaria legal, bom e interessante!

    ResponderExcluir
  9. Cara, gostei muito da raça! Incentiva os jogadores a sair da mesmice de elfos e humanos e assumir outras raças que possuem culturas interessantes! Mago gnomo! Detona!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, caros irmãos!

    Realmente, Hayashi, os gnomos se enquadrariam mesmo como bons ladinos; eu optei inicialmente por descartar esta idéia para não criar o arquétipo "halfling batedor de carteira" no jogo, e para destacar que gnomos não são criaturas gananciosas, mas como o ladino de ASGARD não é um mero trombadinha, acho que tens razão. Tentarei corrigir isso se ainda houver tempo.

    Nobre Falcão, li tuas sugestões e as considerei muito interessantes. Certamente aproveitarei algo disso, mesmo que seja em edições futuras do material. E não te preocupes, pois os gnomos têm ajuste de tamanho; eu apenas não coloquei aqui por questão de espaço.

    Concordo contigo, sábio druida. Meu principal objetivo aqui foi dar uma opção diferente para jogadores. E o mago gnomo realmente é um personagem digno de ser jogado.

    ResponderExcluir
  11. Que ótimo grande Odin! Que não tratarás como ação padrão e de movimento, tenho muito ressntimento com isso desde que forçaram este esquema até em 3det, acho que deixa tudo com ar de D&D, alo que todos deveriamos evitar devido ao já massante sistema e conteudo!

    ResponderExcluir