terça-feira, 3 de maio de 2011

Thor o Filme: O dia em que os deuses choraram de ódio


Saudações, desafortunadas almas.

Meu alter ego mortal acabou de assistir ao filme de Thor e, devido à incomensurável falta de respeito à mitologia nórdica e às histórias em quadrinhos que o filme demonstrou em todo seu conteúdo, os Salões de Valhalla estão hoje em um estado “berserker”.

Para não desrespeitar aqueles entre vós que tenham eventualmente gostado de algo, não hei de gastar duas ou três páginas enumerando os absurdos que vi, nem hei de criticar a mídia comprada que está fazendo boas avaliações deste filme movida apenas por razões comerciais e mercadológicas.

Digo-vos apenas isto: Caso não conheças nada sobre mitologia nórdica, sobre as histórias em quadrinhos de Thor e desejas uma diversão leve com belos efeitos especiais, assistas ao filme. Do contrário, permaneça em tua casa e assista algo como O 13º guerreiro.

Novamente reforço que não desejo de forma alguma ofender quem quer que tenha gostado deste filme. Como estudioso de mitologia e fã de bons quadrinhos, estou apenas expressando minha opinião, que evidentemente vale tanto quanto a de qualquer um de vós.

11 comentários:

  1. De fato, Odin, infelizmente não consegui evitar de sentir vergonha alheia ao assistir o filme. Esse clima "sessão da tarde" poderia até combinar com outros filmes de super heróis da Marvel (eu tenho muita simpatia pelos filmes do Quarteto Fantástico), mas achei uma péssima escolha para a película de Thor. Ouvi dizer que o primeiro roteirista que depois abandonou o projeto planejava fazer um filme ao estilo de "Gladiador" e outras películas históricas, e que inclusive o alter-ego Donald Blake estaria presente. Acho que teria sido um filme maravilhoso, caso essa linha tivesse sido adotada.

    ResponderExcluir
  2. E agora é minha vez de ficar apreensivo. A bola da vez agora é o Lanterna, que VAI ganhar uma versão ridícula, rasa, "(des)engraçadinha" e lançar o nome da Tropa na lama.

    Já estou até antecipando a qtde incrível de trocadilhos sem graça entre os Guardiões e os Smurfs. Que Oa nos proteja.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do nome do post: o dia em que os deuses choraram de ódio!
    Não pode ter sido tão ruim assim, pode?

    ResponderExcluir
  4. Eu estava com um terrivel medo de gastar um absurdo (pois o cinema ja ta começando a se tornar coisa de gringo, ou melhor, até la "fora" é mais barato a entrada...) pra ver esse filme e passar nervoso semelhante ao que passei ao ver Wolverine Oringens... Acho que vou ficar em casa mesmo, e procurar assisitir O 13º guerreiro.

    ResponderExcluir
  5. Eita... Como eles conseguem gastar tanto pra fazer uma porcaria?

    Bom, qquer dia eu assisto, mas não vou correr pro cinema então.

    Estou com medo do Lanterna verde tb. E esperançoso com o Capitão América.

    De qualquer forma, esta virando coisa típica da Marvel fazer filmes ruins pra depois querer recomeçar tudo do jeito certo... Vide Hulk.

    ResponderExcluir
  6. Bom, mas como nem tudo é ruim, recomendo a animação (e os quadrinhos) Thor and Loki: Blood Brothers. A minissérie tem esse nome e os quadrinhos tem o nome Loki. Tanto em animação quanto nos quadrinhos é dividida em 4 partes.

    ResponderExcluir
  7. Aramil, para mim foi ruim assim... Foi a primeira vez que fui ao cinema e senti vontade de abandonar o filme na metade. Humor pastelão quase que o tempo todo, mitologia reinventada negativamente falando, romance raso, conflitos rasos, motivações rasas, cenários e figurinos horrorosos. E foi um filme que fui assistir buscando olhar os pontos positivos.

    E em nossa sessão, ainda convivemos com o agravante de ouvir as raparigas jovens gritando "delícia" e outras coisas cada vez que Thor aparecia em close ou com o peito desnudo, e, caham, "safadinho", cada vez que ele se aproximava de Jane Foster... foram duas horas sofridas.

    Pelo que eu vi no trailer do Lanterna Verde, parece-me que o filme vai padecer dos mesmos problemas que Thor. É uma pena, de verdade.

    ResponderExcluir
  8. Bravo Torinks, assim como ti eu não gostei do filme do Wolverine, mas digo com tristeza que o filme de Thor é muito pior. Se posso lhe dar um conselho, digo que és sábio em guardar teu dinheiro e assistir algo em vosso lar.

    Hayashi,digo-te que partilho de teus temores em relação ao filme do Lanterna Verde, que provavelmente há de seguir a mesma fórmula sofrível que foi usada em Thor.

    Os problemas que lady Astreya salientou são todos reais e apenas a ponta do iceberg. Reforço que cada um deve pensar por si próprio neste em em outros casos, mas caso alguém decida assistir este filme esperando algo de bom ou sério, aconselho que vá preparado para uma decepção quase certa.

    ResponderExcluir
  9. Apenas completando: Como o sábio Frodo disse, "Thor and Loki: Blood Brothers" é uma ótima opção para quem deseja ver o deus do trovão nas telas. A HQ "Thor, Era do Trovão" também é excelente.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, compartilho de sua visão, o filme Ficou uma MeRd@ completa, o que eu vi nele não foi e jamais será nada a ver com THOR !

    ResponderExcluir