segunda-feira, 30 de maio de 2011

Armas & Armaduras em ASGARD RPG

Saudações, bravos homens de armas!

Após tratar dos Pontos de Vida, trago-vos informações importantes sobre algumas armas e armaduras de ASGARD RPG.

Como será possível observar, mesmo um guerreiro vigoroso e bem armadurado não seria capaz de resistir a mais de 4 ou 5 machadas fortes, mesmo possuindo PVs adicionais.

Desta forma, escudos tornam-se realmente importantes (como na realidade são), pois ajuda muito a evitar que um personagem seja atingido.


ARCOS (ATAQUE À DISTÂNCIA) **

DANO

CUSTO

Arco Longo (alcance de 30 metros)

3d6*

45 PO

ARMAS DE ESMAGAMENTO

DANO

CUSTO

Maça Pesada, Martelo de Guerra, Mangual

2d6

5 PO

Mangual Pesado e Martelo de Duas Mãos

3d6*

15 PO

ARMAS DE HASTE

DANO

CUSTO

Lança Longa e Lança Machado

3d6*

15 PO

ESPADAS

DANO

CUSTO

Espada longa e Cimitarra

2d6

10 PO

Espada de Lâmina Larga

3d6*

20 PO

MACHADOS

DANO

CUSTO

Machado de Guerra

2d6

10 PO

Machado de Lâmina Larga

3d6*

15 PO

* Requer o uso das duas mãos. Ao empunhar estas armas, o bônus de força do personagem aumenta em 50%

** O bônus de Força de um personagem não é somado ao dano causado por armas de ataque à distância, e estas armas não podem ser usadas em combate corpo-a-corpo ou para aumentar a Defesa de um personagem.

ARMADURAS

ARMADURA

REDUÇÃO DE DANO

PENALIDADE NA INICIATIVA *

CUSTO DE MERCADO

PESO

Couro Rígido

3

0

25 PO

2 Kg

Camisão de Cota de Malha

4

-1

100 PO

5 Kg

Cota de Malha

5

-2

200 PO

10 Kg

Peitoral de Aço

6

-3

300 PO

15 Kg

Armadura de Completa de Placas **

8

- 5

1500 PO

25 Kg

* Esta penalidade se aplica também a algumas perícias do personagem, pois a armadura restringe consideravelmente seus movimentos (ver lista de perícias).

** Armadura reduz o deslocamento do personagem em 3 metros, exceto para anões, que devido a um intenso treinamento são capazes de manter seu deslocamento normal.

ESCUDOS

ESCUDO

BONUS DE DEFESA

CUSTO

Escudo Grande

+4

15 PO

Escudo Pequeno

+2

5 PO

7 comentários:

  1. To gostando... ja vi que irei jogar com o bom e velho anão!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, o "bom e velho anão" também é um de meus favoritos!

    ResponderExcluir
  3. Grande Odin, acho que você poderia colocar umas propriedades nas armas estilo o D&D 4ed, só pra não ficarem tão iguais, pois tal tabela poderia ser simplificada a:

    Armas leves de uma mão e similares -> 2d6
    Armas pesadas, hastes, duas mãos e similares -> 3d6

    Levando em conta isso, não é algo chamativo...

    ResponderExcluir
  4. Idéia interessante... inicialmente optei por manter a tabela de armas bastante simplificada no estilo CODA, mas acredito que algumas pequenas modificações de fato não farão mal. Hei de trabalhar características especiais de cada grupo de armas (espadas, machados, armas de haste...), que oferecerão pequenos bônus em combate.

    Obrigado pela sugestão, nobre Falcão Branco.

    ResponderExcluir
  5. Uma vez debatiamos sobre utilidade dos elmos em rpg, foi no blog dungeon compendium...

    uma sugestão para você grande odin, é que:

    Elmos leves/parcias -> RD +1
    Elmos pesados/fechados -> RD +2

    E a penalidade por armadura será aplicada apenas a iniciativa, algo que acho interessante no avalon rpg, é que a penal de armadura ia para a defesa também, assim fazia total sentido o uso de armadura completa escudo e espada pelos cavaleiros.

    Finalmente, obrigado por levar em conta minhas considerações, principalmente sobre armas, propriedades são legais, mudam a mecanica da arma e as diferenciam sem complicar (bom tenho pra mim que foi a unica sacada da 4ed que gostei).

    Existe algum aprimoramento/habilidade de classe que concede RD natural? (se os modificadores de atributo não fossem tão altos diria pra considerar o mod de vigor como RD natural)

    ResponderExcluir
  6. Realmente, habilidades especiais nas armas são bem vindas, principalmente se são simples de serem aplicadas. As idéias do falcão me pareceram bem interessantes.

    Gostei muito da relação dano das armas/ RD das armaduras e PVs de Asgard RPG, Odin.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez obrigado por vossa participação, nobres irmãos.

    Os elmos serão usados em ASGARD RPG, conferindo um bônus de +1 na RD do usuário.

    A penalidade da armadura na Defesa foi na verdade minha idéia inicial, mas notei que para que armaduras pesadas não fossem completamente desvantajosas precisei voltar atrás nesta idéia e usar a penalidade de armadura na Iniciativa e na resistência Esquiva (que permite um personagem desviar de armadilhas e algumas magias). Mas talvez eu ainda volte à idéia original.

    Quanto à RD natural, a única classe que possui isto são os bárbaros (que não podem suar armaduras), pois os ajustes de atributos são altos demais para usá-los com RD natural para todos os personagens.

    ResponderExcluir