quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sabedoria dos mestres

Saudações, nobres aventureiros!

Começo hoje nos Salões de Valhalla uma série de pergaminhos com pequenos, mas sábios conselhos sobre como conduzir melhor nossas nobres aventuras.

1) Não ofuscais teus jogadores com NPCs extremamente poderosos ou talentosos.

Grandes reis, poderosos arqui-magos e guerreiros com vontade de aço. NPCs são deveras importantes dentro de qualquer campanha, e muitas vezes suas presenças são aquilo que confere vida e verossimilhança a uma história. Todavia, é necessário lembrar que eles na realidade são personagens secundários na trama, e não devem realizar os feitos mais importantes da campanha no lugar dos personagens jogadores.

Como mestre, deveis contar a história de um mundo e os feitos dos personagens jogadores neste contexto, e não usar a aventura como pretexto para desenvolver vossos próprios personagens deixando os personagens jogadores em segundo plano.

5 comentários:

  1. Muito legal essa série de Posts! Gostei da primeira lição.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esta tua consideração, nobre Odin. Tuas aventuras nunca padecem deste erro, não te preocupes!

    ResponderExcluir
  3. Acho q a Dragão Brasil chamava isso de "complexo de NPC (Ninguém Pode Comigo)". Realmente, é bem mais comum do q se imagina.

    ResponderExcluir
  4. Lembro-me de ver tal sigla muitas eras atrás, sábio Hayashi. Espero que esta série de pergaminhos ajude novos mestres e faça com que nós "veteranos" nunca nos esqueçamos de certas coisas...

    ResponderExcluir