segunda-feira, 25 de abril de 2011

Gods of Asgard: Thor, o deus do Trovão

Thor é o deus do trovão e senhor das tempestades. Filho de Odin e marido de Sif, Thor é um guerreiro valente e o mais forte de todos os Aesires. Em batalha, ele carrega seu poderoso martelo Mjolnir (a arma mais poderosa de Asgard depois de Gungnir, a lança de Odin), Megingjord, seu cinturão de força e as manoplas Járngreipr, que permitiam ao deus lançar Mjolnir contra seus inimigos com precisão absoluta. Todos estes artefatos foram dados a eles pelos anões ferreiros de Nidavelir.

Thor aprecia muito disputas de força e é o principal campeão e guerreiro dos deuses contra os gigantes de gelo de Jotunheim. Ele é ainda o deus mais cultado em Midgard, dada sua honra, honestidade e repugnância contra o mal. Quando vinha a Midgard, o fazia em sua carruagem voadora puxada por seus dois bodes negros chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr, trazendo “bênçãos para os honestos e trovão para os corruptos”. Conta-se também que quando Thor percorria o céu nessa carruagem, as montanhas ruíam, e o barulho provocado pelas rodas de sua carruagem originavam os trovões.

Para os mortais de Midgard, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesires, tanto que sua imagem aparece em muitas estelas rúnicas assim como seu nome ou seu martelo. Em Asgard, Thor habita Thrudheim (“reino do trovão”), também conhecido como o Salão Bilskirnir, onde recebia fazendeiros, camponeses e os mais pobres depois que haviam morrido. Esse salão possui 540 acomodações e é considerado maior até do que o Salão de Valhalla de Odin. O mensageiro de Thor era o veloz Thjalfi e sua criada era Röskva, irmã de Thjalfi. Thor é o criador da constelação conhecida pelos vikings como Dedo de Aurvandill.

Thor era também considerado o guardião e protetor de Midgard, tanto que os anglo-saxões deram seu nome ao quinto dia da semana, Thursday, ou "Thor's day"; o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram a quinta-feira de "Torsdag".

Destino Final: No Ragnarok, a tarefa de Thor será matar a cruel Jormungand, a Serpente de Midgard (uma serpente tão grande que envolve o mundo inteiro), a mais nefasta cria do deus Loki. Thor matará Jormungand em um terrível ocnfronto, mas morrerá logo depois vitima do veneno da serpente.

2 comentários: