segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Gods of Asgard: Tyr, o deus da Coragem


Posto Divino: 15 (Divindade Intermediária)
Tendência: Leal e Bom
Domínios: Ordem, Guerra, Destruição e Proteção
Arma Predileta: Espada Longa

Tyr é o deus do combate, do céu, da luz, dos juramentos, da coragem, das espadas e patrono da justiça entre os Aesir. Tyr é um dos filhos mais velhos de Odin e o terceiro Aesir mais velho de Asgard, e foi criado e treinado pelo mais sábio dos gigantes, Hymir, antes de se juntar aos outros deuses.

A coragem de Tyr e sua bravura em batalha eram consideradas lendárias mesmo para os padrões de Asgard, mas o maior feito de bravura e nobreza realizado pelo deus ocorreu quando ele e os mais experientes guerreiros deuses de Asgard foram caçar o terrível lobo demoníaco Fenrir, um dos filhos do deus Loki. Para que os deuses pudessem prender a criatura com a corrente de Gleipnir, um deles teria que enfiar a mão na boca do lobo Fenrir.

Sem hesitar, Tyr colocou sua mão direita dentro da boca de Fenrir. A mão de Tyr foi devorada pela fera, mas o lobo demoníaco foi finalmente imobilizado e capturado, e permaneceria assim até que chegasse o Ragnarok.

Tyr possui dois símbolos: a lança, que é tida na cultura nórdica como um símbolo de retidão e justiça e a espada, pois a runa que se usa para escrever seu nome é a mesma usada para representar uma espada.

Destino Final: No Ragnarok, Tyr está destinado a matar Garm, o cão abissal que guarda os portões de Niflheim, e morrer logo em seguida devido aos terríveis ferimentos sofridos no combate.

5 comentários:

  1. Rhorvals Alhanadel, o Ciclone de Aço17 de janeiro de 2011 18:34

    Parabéns pelo post, Odin!

    Uma vez eu li (não lembro a onde) que antes de perder a mão, era o Tyr que o deus da guerra nórdico, e que sua habilidade de combate até sobrepujava ao do Thor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Tyr é um dos meus deuses nórdicos favoritos!
    "Aquele que pode ouvir uma gota de orvalho e ver um grão de areia do outro lado do universo"

    é curioso como as versões das histórias nordicas variam. A versão que eu vi, Tyr morre lutando contra Loki, e ambos morrem, não há detalhes de como. Já ouvi falar de outras em que ele morre lutando contra um deus do fogo... outras que loki era o próprio deus do fogo....

    Não sei se Tyr vence thor... eu diria que thor vence - ele tem o mjolnir, é o deus do trovão, e tem o cinturão da força
    Mas o Thor é muito fresco! haha
    Como eu falei no outro post, todo mundo começo a inventar disculpa pra não colocar a mão na poca do Fenris. Só Tyr, teve coragem! Por isso que eu sou fan dele! haha

    ResponderExcluir
  3. Tens razão, Rhorvals; anteriormente, Tyr era o deus da guerra, e superava o deus do trovão em habilidade com armas. Contudo, Thiago está certo, pois devido a sua força física, Thor superava Tyr em combate singular, mesmo o deus da bravura sendo mais habilidoso.

    Quanto ao domínio da Guerra, as histórias são controversas; a que conheço diz que devido a sua coragem, Tyr era o primeiro deus da guerra, mas que ao entrar em Asgard entregou o título a Odin. Como agradecimento, Odin reconheceu Tyr como seu legítimo filho e terceiro Aesir mais velho e poderoso dos nove mundos (o primeiro era Odin e o segundo era Thor)

    O deus do fogo (Loki) é morto por Heimdall, mas ele é por vezes confundido com Surtur, o rei dos gigantes do fogo, que por sua vez enfrenta Frey no Ragnarok.

    ResponderExcluir
  4. Belo post Odin! As lendas nórdicas são mesmo fantásticas...

    ResponderExcluir
  5. Alias dentre tantas Toirias a mais aceita e que
    na antiga Guerra dos Deuses TyR Abriu Caminho para Odin ate a Vitoria, isto antes mesmo de Thor Ser Nascido e por este Odin nomeia TyR Deus Da Guerra
    A uma Velha saga pre Ragnarok que conta um confronto entre TyR e Thor
    entre idas e vidas fica claro que TyR e Dono de maior conhecimento enquanto Thor e levado pela chamada "Berseker" ou furia entre tanto no final TyR abaixa suas Armas ante Thor refletindo "Jamais ousar ou ousaria Apontar minha Arma ao Filho de Odin" e fica por ae....

    belo post

    ResponderExcluir