sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Jul, o ano novo dos antigos nórdicos

Jul é o festival de fim de ano na cultura dos antigos povos nórdicos, e significa literalmente “começo e fim de todas as coisas”; Este festival começa no dia 20 de dezembro e se estende durante 12 noites, até a virada do ano.

Na primeira noite do festival, o deus Frey cavalga por toda Midgard montado em seu javali sagrado, renovando a luz e o esperança no mundo dos mortais logo após a hora mais negra daquela noite.

A parte mais importante deste festival é quando ocorre a chamada Caçada Selvagem, onde Odin, montado em Sleipnir, cavalga pelos céus de Midgard liderando outros deuses em uma caçada a espíritos malignos e animais ferozes que ameaçam os mortais. A Caçada Selvagem só terminava na última hora do último dia do ano, quando Midgard estivesse pronta para começar um novo ciclo.

Em tempos antigos, as crianças nórdicas e germânicas deixavam suas botas repletas de comida e açúcar nas janelas de suas casas, para ajudar Sleipnir a ter energia em sua jornada. Como agradecimento, Odin sempre deixava a elas um pequeno presente para retribuir sua gentileza quando a caçada se encerrava.

Como podeis imaginar, a cavalgada de Odin e Sleipnir durante a Caçada Selvagem fundamentou as primeiras raízes que criariam no futuro a figura do Papai Noel.

Por fim, os deuses de Asgard vos desejam um feliz ano novo; que vossos sonhos se realizem e que vossas conquistas se multipliquem por mil!

5 comentários:

  1. Muito interessante, nobre Odin! Eu não sabia que essa história de encher as botas ou meias de doce tinham suas raízes na cultura nórdica! Que Odin cavalgue em nossos céus esta noite!

    Um feliz 2011 para todos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei deste pergaminho, nobre Odin! É bom conhecer mais sobre a mitologia e cultura nórdica.

    ResponderExcluir
  3. É só impressão minha ou as botas/meias cheias de doce deixadas a troco de presentes assemelham-se aos dentes largados a troco de moedas? Será que tem algo relacionado?

    De qualquer forma, muito bom post :D

    ResponderExcluir
  4. Muito Legal! Quer dizer que Odin é o "bom velhinho" nórdico então...rs (com todo respeito...) rs

    ResponderExcluir