quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Gods of Asgard: Benção dos Deuses

Saudações, bravos seguidores dos deuses!

Antes de começar a descrever os deuses de Asgard, falemos sobre as bênçãos que cada um deles concede a seus seguidores dentro do campo de batalha.


Como os deuses asgardianos estão relativamente próximos dos mortais, não há a necessidade de clérigos que façam esta ponte entre as duas partes, e um mortal normalmente cultua diversos deuses ao mesmo tempo.

Os deuses freqüentemente atendem as orações daqueles que os honram, e como muitos deuses de Asgard são divindades guerreiras, é natural que eles estejam mais atentos a pedidos de ajuda dentro do campo de batalha. No início do combate, ou em um momento de grande dificuldade, o mortal invoca bem alto o nome de seu deus e pede sua benção de maneira condizente com a divindade chamada (ex: Poderoso Thor, concede-me agora um pouco de tua força para que eu esmague meus inimigos!). Há uma chance básica de 20% (quatro números no D20) de que o pedido seja ouvido e atendido, conferindo os bônus específicos de cada deus. Esta porcentagem pode ser aumentada ou reduzida por certos modificadores:

- O mortal ora ao deus invocado todos os dias: +5%
- O mortal está tentando proteger inocentes: +5% (10% se o deus invocado for Balder)
- O mortal está lutando em grande desvantagem numérica: +5%
- O mortal está enfrentado demônios, dragões ou gigantes: +5%
- O mortal fugiu de um combate na última semana: -10%
- O mortal foi derrotado em duelo na última semana: -10%
- O mortal usou o nome do deus para praticar atos covardes: -30% (o deus Loki desconsidera esta penalidade)

Os bônus conferidos por cada deus ao mortal que o invoca duram até o fim do combate, e são os seguintes:

Balder: +2 de bônus em Vontade e Benção para todos os aliados do mortal.
Bragi: +1 para todos os bônus conferidos pela habilidade Música de Bardo.
Heimdall: +2 de bônus na CA e Fortitude.
Sif: +2 nas jogadas de acerto e dano (só atende mortais do sexo feminino).
Thor: +4 de bônus na Força.
Tyr: +1 nas jogadas de ataque e dano e +4 de bônus em Vontade.
Ulf: +2 no ataque e dano para ataques usando arcos.
Frey: +1 no ataque e dano com arcos e espadas de uma mão (só atende elfos).
Ivald: +1 no ataque e dano com machados e martelos e +1 na CA (só atende anões).
Loki: +4 de bônus na Destreza.
Odin: Fúria do Berserker; +4 na Força, Constituição e testes de Vontade e -4 na CA (Odin não atende orações, e concede sua benção apenas quando a julga necessária)

Há outros deuses Asgardianos que concedem bênçãos fora do campo de batalha, mas estes serão descritos posteriormente. Se o combate termina em vitória, o mortal agradece o resultado ao deus invocado e dedica a vitória em sua honra. Se o combate termina em derrota (e o mortal sobrevive), ele pede desculpas ao deus e não poderá invocá-lo novamente durante uma semana.

10 comentários:

  1. Muito bom teu pergaminho, Odin, achei estas bençãos deveras divertidas! Vou rezar a Bragi!

    Foste tu que fizeste este pequeno tratado?

    ResponderExcluir
  2. Excelente material, Odin. Aguardo os próximos posts dessa série sobre as divindades de Asgard.

    ResponderExcluir
  3. Essa questão dos deuses nórdicos serem mais próximos dos mortais é extremamente interessante. Um bom exercício, Odin. Meus parabéns. Como disse a Astreya, é divertido! Se tiver oportunidade, vou usar em algum jogo. Eu só achei que Freyr não deveria ficar limitado aos elfos, em vista de que seu aspecto da virilidade era muito lembrado entre os homens. Talvez um bônus diferente, pra ambas as raças.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tenham gostado, caros amigos, e espero que de uma forma ou outra possam aproveitar este pergaminho. Tua sugestão é deveras interessante, J. Neves IV, e irei imcorporá-la quando descrever o deus Frey com maiores detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Opa, esteja a vontade. Eu estava pensando em fazer alguns posts sobre os deuses. Uma espécie de dossiê sobre cada um. Não só no âmbito do RPG, mas também no cultural, algo mais perto do completo possível. De seus papéis na Edda até interpretações mais modernas. Só acho que não seria agradável de ler. Haha!

    ResponderExcluir
  6. Quem orar a Loki é homem morto! Longa vida a Thor!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Thor, o deus do Trovão29 de outubro de 2010 00:03

    Sábias palavras!

    ResponderExcluir
  8. Tchar'zanek, Deus do Sofrimento e Campeão do Chaos29 de outubro de 2010 00:28

    Cala-te Thor!!! Desde que tu saíste de Asgard, tu só te envergonhaste! Primeiro foi na luta contra o Supermam, depois foi contra o Hulk, Motoqueiro Fantasma, Ares (a luta mais épica que já vi nos quadrinhos) e até mesmo a sua carta foi derrotada pelo Scar-Red Nova Dragon!

    Luta contra o Scar-Red Nova Dragon.
    http://www.youtube.com/watch?v=QFN7WCE1hGg&feature=related

    ResponderExcluir
  9. Segundo meus corvos, Thor foi derrotado em combate contra todos os "Dark Avengers", e não contra apenas Ares. Ele já derrotou o Hulk (e foi derrotado algumas vezes) mas nunca ouvi falar de um confronto entre o deus do trovão e o motoqueiro fantasma.

    (Recuso-me a comentar sobre a luta contra Superman)

    ResponderExcluir
  10. Tchar'zanek, Deus do Sofrimento e Campeão do Chaos29 de outubro de 2010 01:05

    Quem dera se eu pode-se! Eu vi ontem quando fui jogar lá em Porto. Mas não se preocupe Odin, foi de igual para igual, e não como foi há luta do Supermam. O Ares pegou o Mjolnir e começou a bater no Thor, mas os dois ficaram praticamente destruídos, pena que não muito tempo depois o Sentinela matou o Ares(um desperdício do personagem na minha opinião).
    -Tu és o Deus do Trovão, mas eu sou o DEUS DA GUERRA e todas as armas são MINHAS!!!
    Ocorreu antes do Cerco.
    Contra o Motoqueiro faz muito tempo. O Johnny Blaze perde o próprio controle e deixa a personalidade do motoqueiro assumir, e o Doutor Estranho disse que o poder do motoqueiro poderia até mesmo rivalizar com a força Odin, mas ela era contida pela consciência do Blaze.
    Eu torci pelo Thor na luta dele contra o Supermam, mas devo admitir que o Supermam é mais forte e rápido. Só não concordo com ele parando o Mjolnir como se não fosse nada. Na minha opinião pessoal os dois deveriam ter se derrubado.

    ResponderExcluir