sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Halls of the Gods: Pelor, o Deus do Sol

“Há duas maneiras de se espalhar a luz. Sendo a vela ou o espelho que a reflete.”


Pelor

Classe: Clérigo 30/ Druida 15/Guerreiro 15
Tendência: Neutro e Bom
Posto Divino: 17 (Divindade Maior)
Domínios: Bem, Cura, Força e Sol
Plano Natal: Elísio

Pelor, conhecido também como O Radiante, e Aquele que Brilha, é o deus do sol e da cura. Seu dogma ensina que as virtudes da luz, como a compaixão, a sabedoria e a misericórdia guardam uma força incrível, que quando corretamente aplicada é capaz de destruir todo o mal. Pelor é a divindade mais cultuada por humanos em terras civilizadas, e apesar de se apresentar como uma divindade pacífica e sábia, ele é um ferrenho opositor de tudo aquilo que é mal e corrupto, e quando há necessidade de empunhar armas para proteger inocentes, seus seguidores mostram uma determinação digna dos mais nobres paladinos de Heironeous, o deus da Justiça.

Para Pelor, aquele que é forte não precisa provar sua força, e a justiça e liberdade verdadeiras advém de atos de bondade, sabedoria e auto-sacrifício; Entre seus clérigos é bastante comum o ditado que diz que a verdadeira essência e o caminho de Pelor estão na misericórdia e compaixão.

Vários seguidores mortais de Pelor atingiram um status de divindade, como Mayaheine, a semi-deusa da Justiça e Proteção, e Saint Bane, o Flagelo, poderoso caçador de mortos vivos e Saint Jalnir, a gentil, uma clériga meio-orc. Os principais aliados de Pelor são Heironeous e Bahamut, mas o deus do sol se alia a todas as divindades boas do panteão, especialmente Yondalla, Moradin, Corellon e Garl Glittergold. Entre seus piores inimigos estão Nerull, o deus da morte e Vecna, o deus do conhecimento proibido.

Junto de Heironeous e Bahamut, Pelor já destruiu e aprisionou diversas divindades malignas e “deuses monstros”. O caso mais recente da participação da divindade em algo do gênero foi quando ele ajudou a lacrar Tiamat, a deusa dos dragões malignos nos Nove Infernos.

Em Elísio, Pelor vive na Fortaleza do Sol (também conhecida como a Benção da Luz), localizada na camada de Thalasia. Esta fortaleza dourada possui uma poderosa aura protetora, que cura e fortalece todos aqueles de bom coração e expõe toda a maldade que estiver ao redor. A força de elite de Pelor é composta por pequenas tropas formadas por Celestiais Solares e Planetários, e pelos chamados Guardinals, extra-planares bons, com características de certos animais celestiais, como lobos, leões e ursos.

No Plano Material, os rituais de Pelor são sempre abertos e voltados para a comunidade, em pequenas celebrações onde seus clérigos dão comida aos pobres, curam doenças e oferecem treinamento marcial àqueles interessados em ajudar a proteger suas comunidades. Os clérigos ensinam ainda que todas as orações para Pelor devem ser feitas em primeira pessoa, na forma de decretos, como “ Eu sou piedoso, Eu sou justo, assim como a Luz de Pelor que brilha sempre sobre mim”.

19 comentários:

  1. Salve Pelor, divindade que sempre representou para mim os melhores aspectos da bondade e da misericórdia. Eu o sigo e o povo de Myrra também. Que a bondade de Pelor e a compaixão brilhe sempre em nossos corações, mas que saibamos também nos levantar contra o mal quando necessário.

    ResponderExcluir
  2. Aldharon Cavaleiro do Trovão de Heironeous13 de agosto de 2010 13:30

    Realmente, Pelor é um sábio e poderoso deus. Seus seguidores representam o melhor que há em nossos corações e espírito, são ótimos conselheiros e excelentes guerreiros.

    Registro aqui, como seguidor de Heironeous, meu respeito e cumprimentos para todos os seguidores desta nobre divindade.

    ResponderExcluir
  3. Elisa, clériga de Pelor13 de agosto de 2010 13:33

    Pelor, além de representar tantos aspectos bons, os segue a risca com seu coração terno e bondoso. Quando a alma de meu amigo Simon ficou presa no Caminho das Sombras, o mestre daquele lugar perguntou se eu desistiria de meus poderes para salvá-lo, e eu desisti, pois pensei que de nada valeriam meus poderes se eu não pudesse proteger meus amigos. Quebrei meu símbolo sagrado e me preparei para viver uma vida diferente a partir de então. Quando Simon voltou e disse que havia feito o mesmo - desistido de seus poderer - para que eu não morresse no processo de salvá-lo (que incluia cravar uma adaga em meu peito, o que realmente não me matou), Laguel, o Guardião Dourado de Pelor apareceu, e disse que havíamos seguido o caminho certo e aprendido aquilo que precisávamos. Simon escolheu seguir o caminho de um guerreiro, mas eu voltei a ser clériga. Por isso, digo que Pelor segue o caminho da bondade e da compaixão que prega. Salve Pelor, e que o Sol brilhe para todos!

    ResponderExcluir
  4. Sabae o que eu acho... as divindades não deveriam ter classe de personagem. O próprio título "divindade" deveria se relacionar a "classe" deles, afinal eles são muito superiores a qualquer mortal. O que vos parece esta idéia?

    ResponderExcluir
  5. Gunthasson, líder das tribos bárbaras do Chaos13 de agosto de 2010 15:18

    Já tive minha vida salva mais de uma vez por sacerdotes de Pelor. Eles sempre terão minha gratidão pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Gunthasson, líder das tribos bárbaras do Chaos13 de agosto de 2010 15:21

    (Por favor desconsiderem o comentário acima.)
    GRANDE CARNIFICINA! GLORIA A GRONARK! Ó MAGNÍFICA PESTILÊNCIA!
    Os seguidores patéticos desse deus sulista e afeminado não poderão conter nossa praga do Chaos. Uma vez contaminado nada pode curar. Nós usaremos os templos do ensolarado como foco de propagação nossa doença.
    HIHIHIHEHEHEHEHAHAHAHAHA
    GRANDE CARNIFICINA! GLORIA A GRONARK! Ó MAGNÍFICA PESTILÊNCIA!

    ResponderExcluir
  7. Burne Travers, Inquisidor de St. Cuthbert13 de agosto de 2010 15:23

    Já tive minha vida salva mais de uma vez por sacerdotes de Pelor. Eles sempre terão minha gratidão pessoal.

    ResponderExcluir
  8. Gronark, Deus do Sofrimento e Canibalismo13 de agosto de 2010 17:25

    Eu já fui um servo desse maldito um dia. Mas os prazeres da guerra me abriram os olhos para o Chaos. Agora mato e devoro todos em meu caminho, e minha pestilência do Chaos ira corromper tudo!
    Bom trabalho Gunthasson. Como recompensa, eu nomearei a ti membro da “Aliança Mortal”.
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  9. Tu devias ter continuado seguindo Pelor, Gronark; isso pouparia-te de toda dor que irás sentir quando meus guerreiros chegarem até ti.

    Nobre clérigo, nunca havia pensado em tua idéia, sobre os deuses não possuirem níveis de personagens, por estarem muito acima disto. Achei a idéia muito interessante.

    Jovem Elisa, tua história é realmente bela e retrata com maestreia a natureza compassiva de Pelor. Tu, Burne Travers, é mais uma das bravas almas que foram salvas pelos sábios clérigos do Deus do Sol.

    ResponderExcluir
  10. Imperador Vernard Vardalon, Campeão de Hextor13 de agosto de 2010 20:41

    Muitas crianças foram salvas de serem descartadas, desde que permiti o culto a Pelor em terras imperiais. São os melhores curandeiros que você pode encontrar! Eu tenho grande respeito por esse deus por espalhar a arte da cura, pois é muito fácil aprender a matar, mas é muito difícil salvar alguém das portas da morte.

    ResponderExcluir
  11. Em primeiro lugar, minhas desculpas, nobre Odin, por comentar tão pouco aqui, mas minhas recém-adquiridas obrigações profissionais reduziram meu tempo livre a zero.
    Quanto a Pelor, está aí uma divindade merecedora do meu respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  12. Não te preocupes, caro amigo. Entendo perfeitamente teu problema. Perfeitamente...

    ResponderExcluir
  13. Genievre, Paladina Solar de Pelor14 de agosto de 2010 21:14

    Realmente Pelor é um deus muito bondoso e misericordioso, mas muitas pessoas se esquecem que combatemos o mal de todas as formas. Eu realmente acho que a bruxa deva ir a julgamento pelas mãos dos inquisidores. As ações do presente não apagam a macula do passado.
    (O Rafa está de plantão esse final de semana então estou com o Computador só para mim essa noite. E acho muito legal esse julgamento sobre minha outra personagem.)

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz que teu alter-ego está se divertindo com esta contenda, lady Genievre. Peço que tu e teus companheiros me enviem um relato constando todas as acusações levantadas contra Selwyna, para que amanhã eu possa elaborar um pergaminho e as enquetes sobre o Julgamento de Selwyna.

    Assim poderemos fazer um julgamento justo que satisfaça, em tese, todas as partes.

    ResponderExcluir
  15. Como uma paladina de Pelor pode dizer isso ? Você deveria acreditar na redenção das pessoas e não fazer isso.
    Eu usarei tudo ao meu alcance para libertar minha afilhada!
    E Rhorvals e Verhanna, também farão o que para não deixar sua filha ir para uma fogueira.
    Ela está sob custodia da inquisição ou não? Porque se Aldharon saiu da ordem ,ela não tem como ficar com ele.
    ( Cara isso aqui vai ficar igual a Guerra Civil da Marvel. Os Heróis terão que lutar uns contra os outros para defender sua fé.
    O Aldharon se desligando da ordem parece o Capitão America brigando com o governo contra a lei de registro. ( Ainda por cima ele era Capitão.) O Burne, o Homem de Ferro obrigando os outros a seguir a lei pelo bem de todos. Isso vai ser muito legal.)

    ResponderExcluir
  16. Burne Travers, Inquisidor de St. Cuthbert15 de agosto de 2010 20:05

    A verdadeira justiça prevalecera, pois a voz do povo é a vontade dos deuses. Não a redenção sem punição. Essa é a verdadeira lei, e ninguém está acima disso!
    E eu também usarei todos os meus recursos para que ela não escape a sua sentença após o julgamento!
    (Guerra Civil, Show de bola. Pensem no meu inquisidor como o Van Helsing e Juiz Dreed.)

    ResponderExcluir
  17. Balkor Guerreiro devoto13 de março de 2015 04:59

    - Tirai de mim Pelor, a falta de esperança por que assim como brilha sol, eternamente, eu devo confiar, arrancai do meu coração a falta de fé por que renasce todos os dias para provar-nos que estais com os seus, tomai de mim hoje, apenas hoje a misericórdia, pois como o sol que queima intensamente, queimará minha lâmina os meus inimigos. Hoje não perdoarei aqueles que fazem mal ao meu povo e nem os pouparei de maneira alguma. Se hoje perecer que teus raios queimem meu corpo e minhas cinzas carregadas sejam pelos ventos que sopram afim de subir aos céus e encontrar-me contigo.

    ResponderExcluir
  18. Oris, Invocador de Pelor15 de março de 2015 17:55

    E que Ele sempre esteja sobre nós, nos ilumindo e nos garantindo coragem e misericórdia, como O Grande Sol ilumina a todos, saudações à todos

    ResponderExcluir
  19. Torim Greymist, Inquisidor da Tormenta6 de maio de 2017 22:10

    Minha força é minha armadura. Minha fé, o meu escudo. Minha esperança, a minha maça. E meu deus é o meu caminho. Ninguém resistirá às chamas do Sol, pois perante meus pés todos os oponentes hão de cair e uma vez mais a luz prevalecerá.
    PEREÇAM ANTE OS SERVOS DO SOL!

    ResponderExcluir