segunda-feira, 19 de julho de 2010

Yggdrasil, o Eixo dos Nove Mundos

Saudações, nobres guerreiros!

Continuemos com nossos pergaminhos sobre a cosmologia e lendas que compõe o universo asgardiano trazendo informações sobre Yggdrasil, a árvore sagrada.

Yggdrasil é uma árvore sagrada colossal, representa o eixo dos 9 mundos.
Localizada no centro do universo, Yggdrasill liga os nove mundos da cosmologia nórdica. Sua raízes mais profundas estão situadas em Niflheim, o reino dos mortos; seu tronco está em Midgard, o mundo dos homens, e a parte mais alta que toca o Sol e a Lua, está em Asgard o reino dourado.

Os frutos sagrados de Yggdrasil contêm grande poder e sabedoria. Por esse motivo, são sempre bem guardados por uma centúria de valquírias, as poderosas filhas de Odin, e somente algumas deusas como Freya e Frigga podem colhe-los. As folhas de Yggdrasil podem trazer mortais de volta a vida e apenas um de seus frutos pode curar qualquer doença ou maldição.

Nas raizes de Yggdrasil, em Niflhein, existe um dragão chamado Nidhogg que devora as raízes da árvore com o objetivo de destruí-la, mas existem vários animais sagrados escondidos em Yggdrasil que distraem e combatem Nidhogg. Um destes animais é o esquilo Ratatosk, um dos mensageiros de Odin.

5 comentários:

  1. Obrigado, sábio Odin, por brindar-nos com conhecimento tão precioso. Dá até pra reunir tudo isso e lançar um bom RPG...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ótimo post, nobre Odin. Concordo com a amigo clérigo...

    ResponderExcluir
  3. Poxa... hoje eu fui num sebo e encontrei livros sobre mitologia grega e egípcia aos montes, mas nada de mitologia nórdica. Sou só eu que tenho dificuldade em encontrá-los ou são raridade mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é extremamente difícil encontrar material sobre mitologia nórdica, especialmente material de qualidade.

    Os povos de Midgard que cultuavam o panteão nórdico tinham pouquíssimos registros escritos, e toda a cultura era passada de forma oral.

    Os únicos que registraram estas lendas e sagas em larga escala forma os monges cristãos que tiveram seus templos destruídos por Vikings e os escribas pertencentes à ordem templária dos Cavaleiros Teutônicos, que tiveram seus exércitos massacrados quando tentaram invadir os reinos da Suécia e Dinamarca. Pessoas que não tinham motivo algum para estimar “meus seguidores”.

    Por estas razões, os registros que temos são escassos e bastante tendenciosos, de forma que em muitos deles os deuses nórdicos são retratados como perfeitos idiotas. Lamentável...

    ResponderExcluir
  5. me interessei por mitologia nordica hoje mesmo. ja desenhei yggdrasil decorei os nomes dos nove reinos e de caras que marcaram a historia de varios reinos.

    é realmente muito deficil encontrar informaçoes sobre mitologia nordica. é uma pena

    graças aos deuses eu encontrei informaçoes interesantes e de qualidade.obrigado sabio Odin

    ResponderExcluir